Discriminação De Sexo Na Congregação Cristã No Brasil

Faz tempo que prometi uma postagem sobre as mulheres da CCB e a posição oficial da CCB primitiva sobre a possibilidade delas pregarem e tocarem, além de considerações bíblicas e históricas.

De fato, eu postei muita coisa, mas está disperso nas postagens antigas, então resolvi recolher e acrescentar mais informações sobre, como nem todos os leitores desse blog são da instituição CCB, irei começar com a bíblia e história da igreja primeiro antes de comentar como é na CCB, recebendo única contribuição dos Seekers.

Intróito

Tanto homens como mulheres fazem parte do corpo de Cristo. Se Júnia era apóstola, se as filhas de Filipe profetizavam( fora Corintíos 11 que diz para mulher cobrir a cabeça para profetizar na igreja, o que deixa claro que elas podem falar estando cobertas), se Priscila era evangelista e tantas outras, todas parte do corpo de Cristo, deixa claro que essa passagem é para ambos homens e mulheres. Para algumas Deus deu o dom de pastoras e de doutoras, seríamos ignorantes se limitássemos o operar de Deus e o manifestar do mesmo para homens apenas.

Nenhuma mulher é identificada no Novo Testamento como uma anciã ou uma bispa. Isto é a verdade, mas nem são homens identificados como tais com a exceção das designações que os anciãos Pedro e João usaram de si mesmos. (1 Pedro 5:1; 2 João 1:3; João 1:1).

À luz da relação estreita entre apóstolos e anciãos na igreja em Jerusalém (Atos 15:2,4,6,22-23; 16:4), é possível que todos os doze apóstolos originais se tornaram anciãos. E de certo, estes três auto designações precisam ser contrabalançadas com as várias referências a mulheres que se associaram com igrejas em casas e com a saudação à uma mulher achado em 2 João.

1. As Mulheres Na História da Igreja Cristã

1.1 Junia, A Apóstola Perdida

Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim (Rm 16.7).

Nas Bíblias em Inglês essas são as que usam Junias como sendo homem:

Revised standard Version (1946)
Amplified Bible (1958)
New England Bible (1961)
New American Standard Bible (1963)
Living Bible ( 1971)
New International Version (1973)
Harper Study Bible (1976)
New Jerusalem Bible (1985)

Essas são as que referem como mulher:

KING JAMES VERSION (1611)
Good News Bible (1966)
New King James Version (1979)
New Century Version (1987)
New Revised Standard Version (1989)
Harper Collins Study Bible (1993)
Oxford Study Bible (1994)
New Living Translation ( 1996)
New Interpreters Study Bible (2002)
Halman Christian Bible (2004)
Today’s New International Version (2004)

Note que as traduções mais recentes estão tendendo para mulher, devido a estudos e pesquisa no assunto.

Estudiosos do Cristianismo nos primeiros séculos confirmavam que Paulo se referia a uma mulher.  Dentre esse formidável grupo de intelectuais, Chrysostom é conhecido por ter reverenciado Junia, mesmo sendo machista em grande partes de seus escritos:

“Ser um apóstolo é algo grandioso. Mas ser destacado entre os apóstolos – apenas imagine que linda honra é tal! Eles eram “destacados” tendo por base os seus trabalho e ações virtuosas. Em verdade quão grande o entendimento dessa mulher deveria ter sido para ela ter sido digna de receber o titulo de apóstola!”

Hoje em dia para alguns é fora de cogitação que Junia tenha sido mulher, entretanto não era para Chrysostom que era Grego nato e sabia as traduções gregas muito bem.

Chrysostom não era o único a confirmar que Junia era uma mulher. Comentadores como Orígenes de Alexandria (185-253) entendeu que o nome era feminino.  Outros incluem Jerome (340-419), pai da Vulgata Latina que escreveu que Junia era uma mulher. (Liver Interpretationis Hebraicorum Nominum 72,15.), Hatto, Bispo de Vercelli (924-961, Theophylack (1050-1108), e Peter Abelar (1079-1142).

Razões contra o nome masculino:

-A igreja primitiva interpretava como nome feminino e a reconhecia como sendo mulher.
-É um nome Latino e jamais seria traduzido em grego para Junias.
-Junia é encontrado apenas como nome feminino na antiquidade.

1.2 A Senhora Eleita (II João, 1:1)

O presbítero à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade,

A segunda carta do Apóstolo João, uma das duas que referem a ele como um ancião, é endereçada a “senhora eleita e a seus filhos” (v.1). A palavra grega atrás da palavra em português “senhora” é “kuria”, a versão fêmea da palavra “kurios” que significa “mestre” ou “senhor”. Embora “kuria” não se acha em nenhum outro lugar no Novo Testamento, seu significado no grego do primeiro século foi definitivamente de poder e autoridade, como duma pessoa de posição.  (Judy L. Brown. Women Ministers According to Scripture. Distribuido por Judy L. Brown, 3000 North Grant, Springfield, MO 65803. Impresso por Morris Publishing, 32312 E. Hwy 30, Kearney, NE 68847, 1-800-650-7888, p. 173.)

No vs. 12 o ancião revela uma relação muito amistosa com a Senhora Eleita quando diz: “Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo.”

No vs. 13 encontramos as palavas que fizeram os intérpretes desconfiarem de uma das suas idéias que a endereçada não foi eleita mas teve o nome de Eleita, pois acontece que ela tem uma “irmã eleita” e não é provável que duas irmãs tenham o mesmo nome. Entretanto, Judy L. Brown diz claramente:

A carta termina com os filhos de uma segunda mulher mandando suas saudações, esta segunda mulher sendo a irmã da senhora eleita.

Em nossos tempos modernos alguns dos teológos decidiram que a Senhora Eleita não foi senhora e nem eleita. Dizem que “Senhora Eleita” é uma expressão usada para uma igreja. Isso baseado no pressuposto que mulher nunca ocupou uma posição de liderança na igreja, todavia era comum mulheres com igrejas em suas casas, como diz Clemente de Alexandria:

“Ordens inumeráveis tais como estas estão escritas na Bíblia sagrada relativas às pessoas eleitas, algumas aos presbíteros, algumas aos bispos, algumas aos diáconos, outras às viúvas, das quais teremos mais uma oportunidade de falar.” (Clement of Alexandria, “The Instructor,” Book III, Chap. XII, Roberts and Donaldson, Ante-Nicene Fathers, Vol. II, p. 294.)

Seis outros livros do Novo Testamento testemunham de mulheres com igrejas nas suas casas:

1. Maria em Jerusalém, mãe de João Marcos, Atos 12:12
2. Lídia em Filipos, vendedora de púrpura, Atos 16:14-15, 40
3. Prisca e Áquila em Éfeso, Romanos 16:3-5
4. Cloé em Corinto, I Cor. 1:11
5. Áquila e Prisca em Roma, I Cor. 16:19
6. Ninfa em Colossos, Colossenses 4:15
7. Áfia e Arquepo, Filemom vs. 1-2
8. A Senhora Eleita e a sua irmã eleita na Ásia Menor, 2 João vs. 1 e 10

Conhecemos ou por nome ou por cargo muitas mulheres em várias formas de liderança na igreja na mesma área e na mesma época na Ásia Menor onde trabalhava a Senhora Eleita e o pastor (ancião) João. MacDonald diz:

Até onde podemos saber, mulheres exerceram mais liderança naquela subcontinente [Nota de CGP: da Ásia Menor] do que em qualquer outro lugar na igreja primitiva.

Se, como muitos estudiosos têm sugerido, o último capítulo de Romanos foi originalmente a carta de recomendação de Paulo a Éfeso em prol da diaconisa Febe, a igreja de Éfeso não somente foi hospedeira deste diácono feminino viajante mas teve entre seus membros uma apóstola fêmea (Junias: Rom. 16:7), várias obreiras fêmeas da igreja (Priscila, Maria, Trifena, Trifosa, e Pérside; vs. 3, 6, e 12), e outras mulheres queridas do apóstolo (a mãe de Rufo [Nota CGP: e de Paulo], a irmã de Nereu, e Júlia; vs. 13,15). Mas mesmo se Romanos 16 não fosse escrita originalmente a Éfeso, nós ainda temos bastante evidência de mulheres na liderança na Ásia Menor. (Dennis Ronald MacDonald. The Legend and the Apostle, The Battle for Paul in Story and Canon. Philadelphia: The Westminster Press, 1983, p. 37.)

Joan Morris escreveu “A Senhora Foi uma Bispa, A História Escondida de Mulheres com a Ordenação Clerical e a Jurisdição de Bispos” (The Lady Was a Bishop, The Hidden History of Women with Clerical Ordination and the Jurisdiction of Bishops) (New York: The Macmillan Company, London: Collier-Macmillan Limited, 1973.) justamente para mostrar que durante a história da igreja havia mulheres quase episcopais. Elas podiam fazer tudo menos abençoar a Ceia por causa da menstruação.

Em 1810, por ordem de Napoleão, bispos foram eleitos e mandados tomarem suas sés sem investidura canônica. Quando o Papa Pio VII protestou, ele foi tomado preso e guardado em Fontainebleau.

Até esta época (1813) todas as ordens religiosas estavam debaixo da regra diocesiana com bispos da escolha de Napoleão. (Morris, The Lady Was a Bishop, p. 81)

A última bispa a perder sua posição foi a Abadêssa Bernarda Ruiz Puente da Espanha em 1874 e isto não foi por causa de uma votação da igreja mas por causa da Concordata entre Pio VII e Napoleão.

Dez anos mais tarde (1873) a bula Quae Diversa de Pio IX emitida da Roma trouxe ao fim a toda jurisdição quasi-episcopal na Espanha nas ordens ambos de homens e mulheres, devido à mudança dos tempos.

Todas as instituições deveriam ser colocadas debaixo da jurisdição do bispo da diocese em que as casas estavam situadas; isto corresponde ao ponto principal da Concordata arranjada entre Pio VII e Napoleão, e que ainda estava em vigor. (Morris, The Lady Was a Bishop, pp. 96-97.)

1.3 Jezabel de Tiatira

A igreja em Tiatira deixou Jezabel pregar, ou melhor era ela quem pregava naquela igreja. O Filho de Deus não criticou uma mulher pregar mas deu-lhe tempo para que se arrependesse de suas doutrinas, então anunciou medidas cada vez mais fortes para corrigí-la. (Apocalipse 2:18-23)

1.4 Agatonice em Pérgamo, mártir

(Martyrdom of Carpus, Papylus, and Agathonice, 42-47. Citado em Dennis Ronald MacDonald. The Legend and the Apostle, The Battle for Paul in Story and Canon. Philadelphia: The Westminster Press, 1983, p. 110.)

1.5 Quintila em Pepuza

(Epiphanius, Panarion 49, 2, citando Galátas 3:28, citado em Dennis Ronald MacDonald. The Legend and the Apostle, The Battle for Paul in Story and Canon. Philadelphia: The Westminster Press, 1983, p. 110.)

Epifânio diz que uma profetisa chamada Quintila estabeleceu uma seita em Pepusa, Frigia, em que mulheres eram “bispas, presbíteras, e o resto, como se não houvesse diferença na natureza. ‘Pois em Cristo Jesus não há macho e fêmea’.” (Dennis Ronald MacDonald. The Legend and the Apostle, The Battle for Paul in Story and Canon. Philadelphia: The Westminster Press, 1983, p. 38.)

1.6 Duas moças diaconisas na Bitínia

Na Ásia Menor mencionadas por Plínio, o Jovem (62-c.113 D.C.), que escreveu c. 112 D.C. (Betteson, Henry. Documentos da Igreja Cristã. p. 29.)

1.7 Ámias em Filadelfia

Eusebius, Ecclesiastical History, Book V, Chapter XVII, p. 199.

1.8 Maria em Cassobelae.

“Saúde também Maria milha filha, distinguida ambos por gravidade e erudição, como também “a Igreja que está na sua casa.” (Col. 4:15) Possa a minha alma estar no lugar da alma dela; ela é o próprio modelo de mulheres piedosas.” (“The Epistle of Ignatius to Hero,” Roberts and Donaldson, Ante-Nicene Fathers, Vol. I, p. 115.)

1.9 Priscilla e Maximilla em Frigia, Pregadoras Montanistas

A associação com Montano de duas pregadoras envolveu o reconhecimento que mulheres podiam ocupar posições altas na Igreja. Maximila e Priscila parecem ter feito contribuições independentes aos ensinamentos montanos (Hipp. Phil. viii. 19; cf. Did. Alex. de Trin. III. xii. 3; ZKG xxvi. 486); e elas provavelmente tiveram o hábito de pregar na igreja (Eus. HE V. xvi. 9: akaíros.). Há evidência que, pelo menos em épocas mais tarde, outras mulheres seguiram o seu exemplo.

(Orig. ap. Cramer, Cat. v. 279), ou mesmo ultrapassaram-o; pois nós lemos de uma pregadora em Capadócia no terceiro século, talvez uma montanista, que batizou e celebrou a Ceia (Firmilian, ap. Cypr. ep. lxxv.10), de mulheres bispos e sacredotes, e de virgens que regularmente oficiaram na igreja em Pepuza (Epiph. Haer. xiix. 2f.; Did. Alex. de Trin. III. xii. 3). (Hastings, Encyclopaedia of Religion and Ethics, vol. VIII, pp. 828-832.)

1.10 Alce e Távia

Mencionadas por Ignácio de Antioquia (35-107 D.C.).

Assim como as cartas de Paulo abundam em referências às suas associadas fêmeas em ministério, os Pais Apostólicos também mencionam mulheres como corajosas na fé. Duas vezes Ignácio mandou saudações a Alce, que ele diz que é especialmente estimada por ele. Ele também sauda Távia e a sua casa; talvez ela fosse mais uma líder de uma igreja na sua casa. (Kroeger, “The Neglected History of Women in the Early Church,” Christian History, p. 8.)

1.11 Tecla em Icônio, virgem mártir.

Atos 14:1-7 conta a história de Paulo e Barnabé na cidade de Icônio. Como nenhum nome de Icônio foi mencionado, Tecla não foi mencionada, entretanto ela era muita famosa na história.

Os Atos de Paulo e Tecla chegaram para nós em grego, cótico, siríaco, slávico, arábico, e quatro versões latinos independentes. Na Síria foram acrescentados aos livros de Rute, Ester, Judite, e Susana para compôr o “Livro das Mulheres”. Tão tardio como o sétimo século um oficial da igreja teve que lembrar à igreja a excluir Os Atos de Paulo e Tecla das suas escrituras.

No ano 327 E.C. (Era Comum) uma mulher com o nome de Emélia em Cesareia de Capadócia foi dito num sonho que ela teria uma filha em que ela deveria por nome Tecla, homônima “daquela Tecla cuja fama está grande entre as virgens,” provavelmente significando que a santa gozou de popularidade entre as virgens daquela área. A menina que nasceu foi de fato dada o nome de Macrina Tecla, a irmã virgem mais velha de Basílio o Grande e de Gregório de Nissa.

Seu irmão Gregório e o amigo dele Gregório de Nazianzo, ambos da Capadócia, escreveram da lendária Tecla como um modelo de virgindade e mártír. Seu jovem contemporâneo, Teodoro de Mopsuestia, em Cilícia, escreveu um discurso à ela, e Atanásio escreveu “A Vida de Sta. Tecla”.

Confirmação da popularidade contínua de Tecla entre mulheres vem de um sermão de João Crisóstomo proferido mais tarde no quarto século em que ele censura as mulheres de Constantinopla por aplaudir os sacrifícios de Tecla mas se ataviar em vestidos luxuosos. Crisóstomo mesmo foi um campeão da vida celibatária, tendo sido eremita debaixo da Regra Pacomiana durante oito anos, e patrocinador das virgens e viúvas que lá floreceram. Constantinopla tornou-se um centro para a veneração de Tecla.

Cedo no sexto século o imperador Justiniano construiu lá uma igreja em honra dela, e dentro de dois séculos duas mais igrejas eram erigidas para ela.

Mas através da Ásia Menor seu nome foi invocado sobre mosteiros e em inscrições. Uma caixinha de cedo no sexto século, provavelmente da Anatólia, representa belamente Paulo pregando para Tecla, que escuta do muro de Icónio. Em memória da virgem muitas mulheres cristãs na Ásia Menor receberam o seu nome, entre a quais era uma mulher à qual Gregório de Nazianzo escreveu quatro cartas, e que provavelmente foi a abadessa de um convento.

Em nenhum lugar foi a Tecla mais popular do que em Selêucia de Isáuria na costa do sul da Ásia Menor, onde, segundo Os Atos de Paulo e tradição, ela fixou residência depois de deixar Paulo. Gregório de Nazianzo, que residia em Seléucia por algum tempo, a chamou “a cidade da santa e ilustre virgem Tecla”, e escreveu sobre o convento lá dedicado à ela. O altar foi colocado sobre a caverna onde a tradição diz que a terra a engoliu para impedí-la de ser maculada por médicos que eram enciumentados sobre as milagres dela de cura e que tentaram estuprá-la. Arqueologistas têm descoberto o sítio deste convento perto de uma pequena vila ao sul de Seléucia, às vezes chamado de Becili.

As vezes chamado de Becili, ou Meriamlik, ou Ayatekla (=Hagia-Thekla). Eles acharam uma grande basílica decorada ricamente — com mais do que oitenta metros de comprimento — dedicada à santa. A igreja data de 460-470 C.E., entretanto tem sinais de uma forma anterior mais simples. O grande tamanho e esplendor da estrutura testemunham à vitalidade do culto. Tecla foi uma nova Atena, e seu santuário foi um novo Partenon. Mais tarde no quinto século o imperador Zeno, nativo isauriano, edificou mais uma igreja para Tecla perto da grande basílica. Foi consideravelmente menor, porém desenhado magníficamente. Na Idade Média mais uma igreja foi edificada dentro da caverna onde Tecla alegadamente morreu.

Durante o quinto século um residente de Seléucia, talvez Bispo Basílio de Seléucia, escreveu uma obra de dois volumes entitulada “A Vida e Milagres da Sta. Tecla”. O primeiro volume é simplesmente uma paráfrase literária da história nos “Atos de Paulo e Tecla”, que até esta época já tinha circulado independentemente. O segundo volume é uma série de quarenta e seis milagres atribuidos à Tecla por cristãos na área, que nos proporciona uma janela através da qual podemos ver províncias inteiras da Ásia Menor devotas ao culto desta virgem-mártir. Além do santuário em Selêucia nós descobrimos referências a santuários à Tecla em Monte Kokision (milagre 2), em Aigai em Cilícia (milagres 9 e 39), e em Dalisandos, cujo local exato é desconhecido, mas aparentemente não ficou longe de Selêucia. Os cidadãos de Dalisandos frequentemente realizaram panegíricos em honra da virgem que atrairam multidões que subiram uma montanha para ver Tecla passar voando numa carruagem de fogo (milagre 26).

A pesquisa moderna sobre o culto da Tecla tem mostrado que o autor foi conservador na sua estimativa da aclamação de Tecla: Ela foi venerada das praias do Cáspio quase até as praias do Atlântico. No quarto século uma igreja em Antióquia da Síria foi dedicada a Tecla. Outra igreja, em Eschamiadzin, Ibéria, do quinto século tem um quadro na parede mostrando Paulo pregando a ela. No Egito arqueologistas têm achado representações de Tecla e feras em dois frascos para óleo sagrado; uma pintura “a fresco” de Paulo e Tecla na abóboda de uma capela, um baixo-relevo de marfim mostrando Tecla e Teocleia escutando Paulo das janelas da sua casa, e uma inscrição invocando a virgem-santa. Em Roma, estudiosos acharam um sarcófago embelezado por um relevo retratando Paulo e Tecla viajando juntos num barco. Jerônimo em Jerusalém, Ambrósio em Roma, e Sulpício Severo em França todos louvam Tecla como um modelo da castidade feminina. Os Atos de Xantipe e Polixena (The Acts of Xanthippe and Polyxena) é sobre mulheres na Espanha que ouvem a pregação de Paulo e deixam seus maridos para o seguir. Aqui, de novo, nós achamos referência à Tecla, como se todos os leitores soubessem quem era. (Dennis Ronald MacDonald. The Legend and the Apostle, The Battle for Paul in Story and Canon) (Philadelphia: The Westminster Press, 1983, pp. 90-95.)

1.12 Dez diaconisas

Conhecidas por dedicatórias na Ásia Menor: Nunes, Strateges, Pribu, e Matrona, em Axilor (Frigia Leste); diaconisas Masa, Aurélia Faustina, e Paula, na Laodicéia Combusta (Cilícia); Eláfia, diaconisa da seita Encratite em Nevine; Timótea, em Korikos na Cilícia; e Arete, na Afrodisias na Cária. (Gryson, The Ministry of Women in the Early Church, pp. 90-91.)

1.13 Mariamne em Frigia, irmã de Filipe, o Apóstolo.

Hipólito disse que os Nassenes ou Ofites em Frígia disseram ter recebido as suas doutrinas de Mariamne, a irmã de Filipe, o apóstolo. (Dennis Ronald MacDonald. The Legend and the Apostle, The Battle for Paul in Story and Canon. Philadelphia: The Westminster Press, 1983, p. 39)

1.14 Febe, Diaconisa de Cencréia

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia. (Romanos 16:1)

Em grego, língua na qual o Novo Testamento foi escrito:

1. sunisthmi de umin foibhn thn adelfhn hmwn ousan [kai] diakonon thV ekklhsiaV thV en kegcreaiV

ou outra versão:

1. Sunistw de eiV esaV Foibhn thn adelfhn hmwn, htiV einai diakonoV thV ekklhsiaV thV en KegcreaiV,

Ou seja DIAKOVOC (“aquele ou aquela que serve”, “servinte” ou “servo”).

Quando dizem as responsabilidades dos diáconos em 1 Timóteo 3:8 a mesma palavra é utilizada:

Oi diakonoi wsautwV prepei na hnai semnoi, ouci diglwssoi, ouci dedomenoi eiV oinon polun, ouci aiscrokerdeiV.

2. Onde As Mulheres Tocam

EUA, Canadá, México, Chile, Argentina, El Salvador, Uruguay, Paraguay, Portugal, Israel, Itália, Bolívia, Peru e no Brasil as irmãs tocam em Guajará-Mirim em Rondônia e também há irmãs tocando em Santa Catarina.

3. A Posição Oficial Da CCB Primitiva

Como vemos na imagem abaixo, a primeira orquestra da CCB aceitava mulheres tocando, inclusive  há um violão.

Sobre mulheres pregarem:

“36 – REUNIÕES GERAIS DE COOPERADORES DE CULTOS DE JOVENS E MENORES

No tópico 24 do resumo de ensinamentos de 1971 consta claramente o modo de proceder no sentido de se realizarem essas reuniões. Os cooperadores de jovens e menores não tomem atitude alguma, nem apresentem o que aprenderam nessas reuniões regionais sem primeiro levar ao conhecimento do ancião ou cooperador local, para que estes se inteirem de tudo. Quanto às irmãs auxiliares, tem liberdade para exortar a palavra nas reuniões para jovens e menores. Desde o princípio o Senhor tem se usado delas. Deixemos o dom de Deus operar.”

Temos cinco cooperadoras no Brasil atualmente, mas para não constrangê-las, os Seekers não irão divulgar a lista com seus nomes e localizações como eu havia prometido certa vez em um comentário nesse blog.

Segundo Leonardo Alves:

A CC já foi mais inclusiva, até um pesquisador da igreja na Sicília, Dr. Cucchiari, notou que na ilha onde o movimento feminista inexiste, a igualdade e avanço feminino foi conquistado pela nossa igreja. A 1° secretária-geral da igreja nos USA era uma irmã.  Sem contar as inúmeras cooperadoras. Mas não sei o que se passa com o Brasil, onde até pararam de chamar as irmãs da obra Pia de diaconisas.

A irmã secretária se chamava Catarina Palma.

4. Conclusão

A CCB tem se tornado herética ao se distanciar dos padrões das outras igrejas pelo mundo, causando diversos constrangimentos quando irmãs de fora vem tocar aqui. Também é de se afirmar o distanciamento da CCB atual da CCB primitiva.

Cabe lembrar que não há um único argumento racional contra isso, os que existem deveriam ser usados para parar de formar irmãos músicos.

Infelizmente, muitas irmãs Gabrielas (Eu nasci assim, vou morrer assim) se conformam com essa discriminação por ser mais cômodo e confortável.

Essas informações são preciosas, foram adquiridas e transmitidas sob muita dificuldade, dêem valor à elas e não usem para rebelião, usem o poder do convencimento, e se nem isso adiantar, é hora de uma revolução pacífica aos moldes dos que combateram o apartheid.

Update: Como procuro sempre as fontes no Google, encontrei boa parte do conteúdo inicial e até além neste link, e recebeu leves modificações, ora minhas nessa postagem, ora dos Seekers. Todavia, eu recebi essas informações por via dos Seekers e desconhecia a autoria agora concedida.

About these ads

95 comentários sobre “Discriminação De Sexo Na Congregação Cristã No Brasil

  1. Concordo que existe uma certa resistência no Brasil, mas também concordo que não se deve pensar em fazer “rebelião”, como bem foi colocado ao final. Esse tipo de sentimento somente traz prejuízos. Se em outros países as irmãs tocam na igreja, eu penso que, pacificamente, isso também pode, futuramente acontecer no Brasil. Os irmãos do ministério do Brasil tem estado em outros países e com certeza são os primeiros a saber que existem lugares em que não existem tantas correntes tipo “isso não pode, porque não pode”…

  2. Damaris, pense comigo:
    Se nossos líderes espirituais são os primeiros a ver o que se passa no exterior e não dizem nada, por quê não podemos criar uma “revolução pacífica”, se assim posso dizer.

    Nada nos impede que enviemos cartas ao Brás, solicitando gentilmente a inclusão de irmãs na orquestra tradicional da CCB. Se não aceitarem e vierem com “ensinamentos” dizendo que “uns estão se rebelando contra a orquestra”, só tenho a lamentar. O rebanho(sic!) vai perder mais uma vez.

  3. O Jorge Couri tem uma filha violinista… ele não é problema, o problema é que tem ancião que não permite a unanimidade nesse assunto, pois é contra qualquer mudança.

    Ora, esse irmão devia estar no ministério quando tiraram as mulheres da orquestra, assim não haveria mudança nenhuma e elas permaneceriam tocando.

    Vamos esperar o ensinamento liberando as irmãs tocarem, mas sabendo que o certo seria a revolução pacífica.

  4. Novos tópicos na CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. Frivolidades de sempre ou melhorias práticas?

    O que se pode esperar dos “pseudos” ensinamentos que creio eu estarem profundamente desatualizados e que não geram nenhum tipo de beneficio á irmandade em geral. O que deveria já estar sendo feito, é uma intensiva consientização da irmandade na questão do estudo bíblico e mais, EM SUA COMPREENSÃO. O que se espera dos anciães que dizem “amarem” a irmandade em geral é que certas opiniões sejam elas todas acatadas e se possivel estudadas. Claro que não serão. A irmandade da Congregação cristã no Brasil, carece muito de estudos biblicos, e não é so isso, carece tambem de melhor infra-estrutura em seus templos e afins, no que se diz respeito aos banheiros. Somente existem banheiros femininos e masculinos, mas com o aumento de pais cuidando de familias e consequentemente de seus filhos, urge-se de BANHEIROS FAMILIA onde pais acompanhados de filhas meninas ou mães acompanhadas de filhos meninos possam acompanhar seus filhos até este comodo quando necessário. Outro dia congregando em uma determinada igreja na periferia de Araraquara, me deparei com uma situação desconfortável. Meados da hora da palavra minha filha me pediu para leva-la até o banheiro, ela tem 4 anos, neste momento levantei-me de onde eu estava e levei-a até o banheiro, masculino claro, e chegando na porta do banheiro me deparei com uma situação inusitada, um irmão com as calças arriadas, mas somente eu vi, minha filha estava prestando atenção em outra coisa. Imediatamente voltei com ela para dentro da igreja, e pedi para o irmão porteiro indicar a irmã porteira para que fosse levar minha filha até o banheiro. Ele educadamente indicou sua esposa que estava ali perto, e ela assim o fez, levando minha filha até o banheiro. Mas enquanto minha filha ia para o banheiro, fiquei pensando… e se eu estiver confiando em uma pessoa que na verdade é de um carater ruim? Claro que não estou dizendo que a irmã que tão educadamente aceitou levar minha filha até o banheiro seja de carater ruim, pelo amor de Deus, jamais pensaria isso, nossa…. Mas e se ESTA irmã não estivesse lá, e não tivesse mais ninguem a quem confiar? O que seria? De quem é a responsabilidade se minha filha sumisse ou sobre os cuidados da propria irmã que aceitou levar minha filha até o banheiro, minha filha viesse a sofrer algum acidente? Seria responsabilidade da irmã? Claro que não! Quem deve cuidar dos filhos são os proprios pais, e ninguem mais!!! Então urge-se neste momento em cada congregação o banheiro familia.
    Perde-se tempo em fazer-se estatutos inúteis que apenas vem a reforçar o caráter sectário, separatista e machista da Congregação Cristã no Brasil. É claro que deixar de tocar a introdução dos hinos nos cultos é ruim, acho que deve tocar-se por completo, primeiro a introdução depois o hino e este completamente, mas por que não fazer esta recomendação para quem realmente interessa, que são de fato os musicos e organistas? De que interessa este ensinamento à irmandade em geral? Nada, realmente nada. O demais tambem não ficam atraz, eu concordo que o jovem formando, não deve participar de festas onde circulam bebidas, drogas, prostituição e idolos. Em minha epoca de formando, a festa foi muito boa, e tenho uma lembraça otima, ninguem se envolveu em brigas e mesmo que alguem se envolvesse, eu não estaria na briga! Eu não me embriagaria! “O formando deve-se limitar-se a ir à colação de grau…” Voces só podem estar brincando com os jovens não? Ao invés de voces procurarem trazer o jovem para perto da igreja, voces simplesmente os chutam violentamente para fora. Voces todos, anciães, diáconos, cooperadores já foram jovens, e sabem muito bem, que falar não para um jovem é o mesmo que dizer SIM! Aconselhamentos serão sempre bem vindos e este conselho é totalmente válido, mas somente COMO CONSELHO por que o jovem ao se sentir pressionado, sente o gosto do desafio e aí sim que torna mais atraente para ele! Vocês Anciães lembram-se daquele fiasco da “crise do orkut?” Voces “aconselhavam” a irmandade jovem à pararem de associar-se ao orkut e para controlar o acesso á alguns sites na internet, lembram-se? Aconteceu o contrário! A mocidade que não sabia disso acabou sabendo da boca de voces, senhores “ESPERTOS”, e hoje quase todos os jovens da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, estao associados a sites de relacionamento tais como orkut e parecidos sabem por que? Por que os jovens são como gatos – extremamente curiosos! Além é claro de postarem videos de cultos, ensaios e tudo o que se faz na igreja no site de videos Youtube. Voces perderam o controle dos jovens, e sabem disso, mas como sempre não querem admitir! Usam conselhos velhos e ultrapassados em reuniões de mocidade que quase nunca geram efeitos práticos. Todos voces sabem que por nossa força não conseguiremos nada, Mas com Deus tudo podemos desde que ELE assim o aprove. Quando um jovem é criado dentro da igreja com os ensinamentos BIBLICAMENTE EMBASADOS, Deus habita nele e com certeza, Deus o guardará do mal. A bíblia nos ensina isso. Mas quando os ensinamentos detém apenas uma base frágil de opinião pessoal de meia dúzia de Anciães, Deus jamais habitará neste. Enquanto a Congregação Cristã no Brasil não tiver um estudo biblico descente, os resultados serão estes que voces anciaes e cooperadores vem percebendo a muito tempo, mas não querem admitir, o exodo de jovens para o mundo, por se tratar de uma igreja pouco interessante para este publico. As reuniões de mocidade limitam-se a dar ensinamentos vagos sobre o casamento,e promover encontro de jovens. Os cultos à noite, em certos casos é como se fosse um encontro de Idosos. Voces sabem disso mas nunca irão admitir por que acham que a responsabilidade não é de voces, que é de Deus, e concordo com isso, em numero genero e grau, mas devemos fazer nossa parte. Conselhos e mais conselhos são gerados por pessoas que viveram a juventude à 50 anos atráz quando a realidade do mundo era totalmente diferente, e querem embutir na cabeça dos jovens de hoje que na verdade tem um mundo muito atrativo para eles e uma igreja pouco relevante na vida deles, e em certos casos servindo apenas de um obstaculo em suas vidas. Como guiar uma igreja sem estudos biblicos? Apenas por revelação? Questionável este argumento. Vou explicar por que penso assim: no dia 1º de Maio, dia do trabalho, fui em uma determinada igreja em araraquara. O culto estava muito agradável, tirando o bafo de cigarro do irmão ao meu lado e o frio cortante, mas do resto tudo normal. Porém na hora da palavra me deparei com uma fragilidade na “revelação” o irmao, leu Isaias 63:1. Acredito que Deus revelou esta passagem biblica ao cooperador e que este deveria se firmar no que Deus o revelava sem colocar interpretações pessoais na palavra. Pois bem, Deus revelou certo, mas o cooperador errou! Errou ao dizer na palavra que a Congregação Cristã no Brasil é a igreja escolhida de Deus para reinar no céu, (que disparate!) Errou tambem ao dizer que a Congregação cristã no Brasil é a “menina dos olhos de Deus”. Errou, e errou feio! Este ato se chama sectarismo, exclusivismo e individualismo, já que não é isso que a biblia diz. Esta nos ensina que devemos ser tolerantes com todas as religiões e que estas devem ser respeitadas já que na biblia diz em uma passagem: Marcos 9-38:41 “ E Joao lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demonios, o qual não nos segue: e nós lho proibimos, por que não nos segue. Jesus porém disse: Não lho proibais; por que ninguem há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Por que quem não é contra nós é por nós. Porquanto qualquer que vos der a beber um copo d´água em meu nome, por que sois discipulos de Cristo, em verdade vos digo que não perdera o seu galardao.” Esta passagem mostra exatamente a tolerancia de nosso Jesus com as outras denominações e pessoas que pregam, expulsam demonios e anunciam o evangelho de Cristo. Além disso a ”Congregação Cristã no Brasil é apenas um nome onde as pessoas usam como referencia para se encontrar e em união servir à Deus” disse o irmão Cláudio Marçola em um pronunciamento muito conciente, inteligente, pertinente e firmado na palavra do nosso SENHOR, no ultimo dia de culto na igreja do Parque São Paulo aqui em araraquara antes de ser fechada para reforma. O único nome poderoso o bastante para salvar é Jesus Cristo e jamais, em nenhuma hipotese, a Sectária Congregação Cristã no Brasil. Isso mostra que revelações sem o povo estar estudado para entende-las de nada adianta! Eu entendi que a palavra foi revelada por Deus naquela quinta feira mas foi maquiada pelo irmão Cooperador de jovens lá presidente que é de carne como todos nós na terra. Tambem percebi o “toque pessoal” dele na palavra. Consegui perceber por que em um determinado momento em minha vida, tive a curiosidade de procurar entender melhor as escrituras reveladas por Deus. Ensinar a Biblia para toda a irmandade é vital e por que não dizer, FUNDAMENTAL. Domingo retrasado congregando em uma determinada igreja, o respeitável Cooperador de lá, proferiu no sermão estas palavras: “ a palavra do Senhor é REVELAÇÃO, e não estudos, é REVELAÇÃO!” eu concordo, desde que estas estejam de acordo com a Biblia! Qualquer interpretação da REVELAÇÃO DE DEUS, que esteja fora do contexto bíblico deve-se entender como MENTIROSO, FALSO E PROFANADOR, já que a biblia nos diz em gálatas 1-6:9 “Estou admirado de que tao depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senao que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. MAS AINDA QUE NÓS MESMOS OU UM ANJO DO C[EU VOS PREGASSE OUTRO EVANGELHO ALÉM DO QUE JÁ VOS PREGAMOS, SEJA ANÁTEMA. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se ALGUEM VOS PREGAR OUTRO EVANGELHO ALÉM DO QUE JÁ RECEBESTES, SEJA ANÁTEMA.” Quando se diz que “A Congregação Cristã no Brasil é a menina dos olhos de Deus”, não se está alterando o evangelho? Sim! Claro que esta! E neste versículo acima nos diz corretamente, que isso é Anátema! E… ANÁTEMA para quem não sabe, significa MALDIÇÃO! Então irmãos, como sabemos que Deus foi no passado, é no presente e será o mesmo no futuro, devemos entender tambem que não devemos citar palavras que não estejam com base biblica pois estaremos colocando palavras a mais no contexto, e para tanto perdendo nossa porção nos céus. Ao dizer que nossa igreja é
    a “menina dos olhos de Deus” esta-se colocando palavras que não existem na biblia e entendo que a pregação que citou esta frase é mentirosa e profanadora!
    “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.”
    Mateus 12.36,37
    No quesito das calças compridas das irmãs, outro item que acho muito pertinente, mas que deveria ser melhor estudado. É verdade que a biblia diz que mulher não deve usar roupa de homem e vice-versa, mas na época que foi escrito isso, não existiam calças compridas, existiam? Não. O único texto na Bíblia que fala sobre roupa de homem e de mulher, e que contém uma proibição está no “Antigo Testamento”, e diz o seguinte. “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o senhor, o seu Deus, tem aversão por todo que assim procede” Dt 22. 5. “Uma mulher não vestirá traje masculino nem um homem vestirá traje feminino. Pois quem assim faz pratica abominação aos olhos de Deus” Dt 22. 5. Sem entendimento os ANCIÃES usam este texto em seu favor. Leia de novo este versículo e responda: Onde está falando de calça comprida? Em nenhum lugar. E nem poderia, porque este versículo foi escrito por Moisés em 1.405 a.C. E naquela epoca ainda não havia sido inventada as calças compridas. Algumas Igrejas que surgiram da reforma religiosa no século XX em diante agem desta forma por serem radicalistas e também para discordarem das suas origens.
    Naquela época o que se existia eram túnicas somente isso para vestir-se. Mas a roupa feminina era diferente da masculina. As calças compridas foram inventadas muitos anos depois disso, e como toda vestimenta existe para homem e para mulher. Calças femininas e calças masculinas, o que fica bem em um não fica bem para outro! Então uma mulher que não deve usar roupas masculinas, subintende-se que não se deve usar CALÇAS MASCULINAS mas sim CALÇAS FEMININAS desenhadas para melhor conforto ao seu corpo e CALÇAS MASCULINAS DESENHADAS para melhor conforto ao corpo MASCULINO. Aliás não sei se a Congregação já esta na Irlanda, pois lá, os homens usam saia, e se chama KÜLT , especialmente feita para homens, é uma cultura local. Dizer que “o mundo esta tudo igual” e que “mulher usando calças” é mau testemunho. Na verdade é sem duvida falta de estudo biblico e de embasamento Cristão! Além de ser preconceituoso para com as Mulheres.

    Estou errado em alguma coisa que eu falei? Estou a inteira disposição para debater sobre este artigo.

    jkark@itelefonica.com.br

    Entrem neste email vamos discutir, formar um grupo: “MOVIMENTO DE LIBERDADE FEMININA NA CONGREGÃÇÃO CRISTÃ NO BRASIL” O dono do site é parceiro e um guiado por Deus!

  5. Vocês deveriam cuidar de vossas vidas e de vossas almas, pois, a CCB conforme os anos tem revisado as doutrinas e ensinamentos, e tem visto que nós devemos nos afastar cada vez mais do mundo e guardar mais nossas almas.
    Leia a Biblía.

  6. sou louro 1:81 alt solteiro tec informática e procuro uma irma da congregacao a fim de namoro tem que ser bem bonita cabelos longos que goste de se vestir bem moro em jundiai nao bebo alias sou contra a bebida alcolica seja cerveja ou vinho wsou romantico se tiver alguma lindinha querendo me conhecer me add no msn fabiano_15_33@hotmail.com
    um abraço e a PAZ de DEUS….

  7. Complementando o que o irmão araraquarense escreveu, já ouvi o ancião Claúdio Marçola dar uma declaração no mesmo tom, ou ainda mais profundo e esclarecedor, pena que ninguém ouve. Ou melhor, ouvem quando é interessante, principalmente quando é profetadas.

    Na inauguração da Central nova de Pitangueiras, ele dizia: “…não estamos autorizados a dizer que a Congregação salva, nem que somos os únicos que servem ao Senhor, a denominação existe somente para fins jurídicos…”

    Tem outras declarações do mesmo tipo feitas por outros anciães, mas ninguém lembra, talvez, pelo motivo de não ter ‘ardido o coração’.

  8. É surpreendente como um “suposto conhecimento”, nos torna intolerantes a ponto de nos rebelarmos contra tudo que julgamos estar errado…
    Tem um dito popular que diz: “quem nunca comeu mel, quando come se lambusa”; acho bem apropriado…
    Tem irmãos que de alguma forma querem jogar todo o seu infortúnio, e suas frustrações sobre os anciães, cooperadores, diáconos e etc. etc. etc., mas não move uma palha em prol daquilo que julga estar errado…
    Tem aqueles que sendo honestos com sua consciência Cristã, vai a campo trabalhar com afinco, para o crescimento da obra de Deus…; já tem outros, que parece fazer exatamente o contrário…
    Se continuarmos a revoltarmos contra nós mesmos, para um bom conhecedor da palavra de Deus, sabe no que isso vai dar, não é mesmo?
    Mostremos tal conhecimento, buscando sempre de Deus a verdadeira sabedoria, que é amarmos uns aos outros, e suportarmos uns aos outros também, no amor de Jesus Cristo…, as demais coisas, Ele tudo fará como sempre fez, não por nossa vontade e imposição, mas por Sua vontade e luz…
    Aquilo que ao nosso julgamento parece estar errado, aos olhos de Deus é visto de outra forma…, lembram-se de Abraão, Jacó, Judá, moisés, Arão, Davi, entre muitos outros?, de Pedro, Tiago, João, Paulo, Barnabé, etc. etc. etc.?…, se fossemos olhar para muitas atitudes destes homens de Deus, em muitos casos ficaríamos escandalisados.
    No amor de Cristo, irmãos, preservemos o maior tesouro que nos é dado nessa vida, e não deixemos que nenhuma raiz de amargura, venha frustrar nossa Esperança…, amando-nos uns aos outros, indistintamente no amor do Senhor!…

    grato!!!

  9. Existe um excesso de costumes puramente humanos e nada divinais nesta denominação. Estive lá (por engano), saí e não me arrependo. Essas pessoas pensam que Javé é propriedade exclusiva deles. Neste aprisco mora a impiedade. A Igreja Católica praticou a Inquisição e queimava a carne das pessoas. Esse pessoal da CCB pratica a inquisição das almas. Antes de reformar alguns costumes, deviam praticar a caridade. O povo da “realeza” ministerial e figurões do Brás, não passam de uns nazistas disfarçados.

    • CONCORDO PLENAMENTE COM A MÔNICA, TAMBÉM SAI E NÃO ME ARREPENDO, INCLUSIVE FORAM LONGOS ANOS QUE ATRAVESSEI ME SENTINDO UM CONDENADA, POIS LÁ QUEM ”PECA”, ESTÁ CONDENADO, NÃO ACREDITAVA QUE IA TER SALVAÇÃO PARA MIM, MAS GRAÇAS Á DEUS ENCONTREI PESSOAS QUE ME DERAM Á MÃO E HOJE SIRVO A DEUS NA IGREJA QUADRANGULAR.

  10. Sie Monica,

    Wenn menschen beschhliessen, unter uberschreitung der selbst gesetzen grenzen auszuwandern, um ein bessere schickal zu finden, und bei beweissdafür, dass in unserer velt auch platz für, liebe ist und nicht nur fur hass und zwist.’

  11. Sou da CCB e concordo que as mulheres da mesma, têm
    no meu ponto de vista, total direito de louvar a Deus com os instrumentos mais “leves”, tais como: Violino, Viola, Violon Cello, Flauta e Clarineta.
    Também fico muito curioso em saber porque as mulheres não podem pregar a palavra…ninguém nunca conseguiu me explicar essa questão.

  12. Amado, seu artigo é de extremada qualidade, mas gostaria de fazer algumas observação. Primeiramente, digo que, em toda a Escritura, não há uma clara referência ao fato das mulheres ocuparem ou não cargo eclesiático, como disse e enfatizo, não há CLARA evidência. No caso de Junia (Rm. 16: 7), por exemplo, seja mulher ou homem, o texto não indica que ocupe o apostolado, mas que era destacada entre os apóstolosa, ou seja, era reconhecido seu bom testemunho cristão diante os apóstolos; se fosse “apóstola”, dir-se-ia que era destacada DENTRE os apóstolos. Prosseguindo, no casa da “senhora eleita e seus filhos’, a hermenêutica e a testificação do Espírito Santo nos permite dizer que se refere muito mais à Igreja e aos seus membros do que a uma mulher. Quanto ao mais, como profetisas (a profecia é e era um dom do Espírito Santo dado aos cristãos e às cristãs), diaconisas (a Bíblia não relata diaconisas, mas mulheres pias e de bom testemunho que auxiliavam na obra de Deus) e as donas das casas (embora oferecessem suas casas para a Igreja, não significa que exerciam autoridade), continuamas sem base para uma conclusão satisfatória. Assim, resta-nos as referência bíblicas diretas e claras. Embora homens e mulheres sejam filhos de Deus e sejam dignos de Salvação, existem diferenças entre eles (o que não significa superioridade). Assim, às mulheres não foi dado o exercício de autoridade/cargo/função de homem (I Co. 11: 2- 16; 14: 34- 35; I Tm. 2: 9- 15). Além do fato de que há, claramente, referência de que o cargo de Bispo/Ancião/Presbítero/Pastor era exercido por homens somente (I Tm. 3; Tt. 1: 5- 16). Portanto, quanto aos cargos de autoridade, é claro e efvidente que são vetados às mulheres, não por preconceito, mas porque Deus deu funções difertentes aos homens e às mulheres. No que tange ao veto de mulheres tocarem nas orquestras, isso não provém de mensagem bílbica e pode ser mudado. Assim amado, as mulheres são tão dignas como os homens (algumas, até mais) e são iguais na justiça divina, mas têm a função do trato do lar e do auxílio da obra, pois Deus põe tudo no seu devido lugar. Que Deus te abençõe e que a Paz e a Graça de Deus e de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja contigo.

  13. caros irmãos em vez,de ficarem buscando,tais discordias,porque não procuram ser mais conciente e dedicado somente no que apalavra de deus nos revela atraves do poder do espirito santo,talvez mediante essa visão teremos mais condições de conquistar almas para jesus,e teremos uma personalidade bem coerente na presença do nosso Deus,em nome de Jesus,e saiba eu fui batizado na congregação cristã no brasil em belém do pará,e estou afastado desde 10 anos e so tenho agradecer a ela por tudo que me foi feito eu estando na companhia dos irmãos que me ensinaram o verdadeiro caminho da vida plena que é o amor de jesus.amem,Paz de Deus Para todos os membros,anciões,diaconos,e toda a igreja em si.

  14. Irmãos,
    Acredito que Deus está na CCB como também tem ovelhas em diversos apriscos, além do mais, Deus é onipresente. Na palavra diz isso. Também precisamos levar em conta questões culturais, etc.
    Eu sou mãe solteira, e quando me batizei meu filho tinha 2 anos. Deus curou ele de cancer. E quando testemunhei na reunião de jovens, tiraram minha liberdade, e eu fiquei muito triste, pois nunca tinham me falado sobre esse “pode ou não pode”.
    Busquei de Deus resposta. Sabe o que Ele disse? Olhe pra MIM. Não olhe para as pessoas pois elas estão sujeitas a errar.
    Desde então, acalmei meu coração, pois se está errado ou não, não sou eu quem tem que julgar, e sim Deus cobrará depois.
    Outra coisa, na palavra também diz que onde há contenda Deus não está. Precisamos apenas pensar se tudo que está sendo discutido aqui não é com o intuito de criar contendas.
    Deus abençoe. ore por mim.

    • Irmã Aline. a Paz de Deus.
      Se você se batizou já sendo mãe acho que o ministério não poderia ter tirado sua liberdade, pois descendo ás aguas , fez o conserto com Deus.
      Como na passagem de Maria Madadelena que dos acusadores dela ninguém atirou a primeira pedra…e assim o Senhor Jesus disse: vá e não peques mais.Se após o seu batismo estás enquadrada na PALAVRA não dando mal testemunho e nem pecando de morte…aqueles que te condenaram prestarão contas com o “JUIZ DOS juízes!!!”.Que Deus te abençoe e te dê forças, no temor e obediência Deus está contigo todos os dias de sua vida.

  15. as pessoas brigam por causa de placa de igreja , mas no céu não existe nome de igreja nenhuma. enquanto perdem seu tempo em coisas sem valor esquecem que a única chave para o céu é o AMOR. E sem ele não haverá receita de bolo que salve. ok

  16. Caros irmãos, a Paz de DEUS em primeiro lugar. Creio que um dia (breve será), a Justiça Divina reinará. Os injustiçados terão o seu galardão. Um dia, não sei quando e não sei se viverei até lá, a orquestra terá tantas ou mais irmãs quanto irmãos. Oremos para que nossos anciãos ou anciães tenham uma revelação puramente DIVINA e abram as suas mentes e olhem para a irmandade em geral como ovelhas necessitadas de caridade espiritual, amizade fraternal e sede da VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS. Que a Paz de Deus reine em todas as pessoas,independente da denominação, religião ou facção religiosa. Afinal, Deus nos criou a todos. A Paz de Deus.

  17. voce é feminista …somente isso só quer enchegar aquilo que voce quer enchegar e não a verdade…quando era do mundo tambem pensava com você agora não sei qual é meu lugar …. te aconcelho abrir uma outra denominção já que voce não tá contente ….
    machismo na igreja tem sim , mais não do lado espiritual , e sim pelas pessoas preconceito de ser diferente ou pobre ..mais isso vai de cada uma para cada um , quem tem temor de Deus não é assim ….

  18. Irmaos veja bem antes de nos ficarmos preocupados por meras questoes……DEVEMOS pedir para o senhor colocar em nos temor e tremor em nossos coraçoes porque tudo esta nas maos do CRIADOR nao adianta nos querer jugar ou dar um simples parecer com a forças de nos pensamendo ou sabedoria humana o proprio DEUS disse que todo dom perfeito vem do Pai com toda a sabedoria . O QUE for de DEUS permanece e o que nao for de DEUS PERECE sera que nos queremos ditar alguma coisa para o Senhor que e o Dono da obra e de todos nos e ele diz AI daquele que mexer com as meninas dos meus olhos . O MEU PARECER E ISSO SE ALGUEM ACHA QUE ALGUMA COISA ESTA ERRADA ORA A DEUS . porque nao existe ninguem perfeito se existise alguem perfeito CRISTO NAO VIRIA A TERRA PARA MORRE EM MORTE DE CRUZ EM PERDAO DE NOSSOS PECADOS VAMOS SERVIR A DEUS COM ALEGRIA E NAO FICAR ESCREVENTO BESTEIRA NA NET ISSO PARA MIM E DE CRENTE FRACASSADO E DE SEM EXPECTATIVA DE VIDA ETERNA QUE DEUS ABENCOE TODOS …….

  19. Feminista. Separatista (Te aconcelho (sic!) abrir uma outra denominção já que voce não tá contente”). Cego (“enchegar(sic) aquilo que voce quer enchegar e não a verdade”). [michele]

    Sem temor. Tolo (NAO FICAR ESCREVENTO BESTEIRA NA NET). Crente fracasssado. Maldito (“ai daquele que mexer com as meninas dos meus olhos”). [billy]

    Homem que pratica discórdia. [mario]

    Possuído pelo diabo. [irmao julio]

    Rebelde. [damaris]

    Desocupado (Vocês deveriam cuidar de vossas vidas). [alexandre]

    Intolerante. Frutrado. [samuel]

    Uia!

    Ri muito. Uma pena que o Daniel não libera o blog para comentário. Daria pra gente fazer um inventário legal de sandices…

    ~*~

    Sou meio tradicional quanto a ordenação feminina – por isso a leitura agradável que fiz do comentário de Felipe. Mas a exclusão das mulheres da orquestra foi, de fato, um enorme passo a trás. Não concordo que seja algo ‘herético’, como apontado na conclusão; mas que foi uma decisão pouco acertada, disso não tenho dúvidas.

    Grande abraço,

    na Paz de Deus, Sempre.

    • nossa que coisa muitos deveria ver coisas que estao acontecendo com os que nao tem nada para comer efica escrevemdo sertas coisas que Deus um dia vai cobrar muito carro priscipalmente para quem fez este saite cuitado com suas pesquesa que DEUS penha piedade de voce pois eu comcordo prenamente com voce irmao juliano

  20. A Paz de Deus !

    Irmãos a contenda não traz edificações, se vivermos discutindo sobre o que pode ou não na Congregação Cristã no Brasil, só estamos perdendo nosso tempo. O que devemos fazer é olhar para o Senhor Jesus e nos preocupar em agradar a Ele e ao nosso Deus. Fazendo assim um dia saberemos que iremos habitar com eles nos céus. O que é passado pelos irmãos de Ministério devemos obedecer, se está certo ou não Deus um dia vai julgar cada um. Sirvamos a Deus sem discussões, isso só nos atrapalha a nossa caminhada. Deus que os abençoe. A Paz de Deus.

  21. Marcio,

    Olhar para o Senhor Jesus ou para o ministério? That’s question!

    No que Cristo diz, não há erro.

    Quanto aos ‘mandamentos do homem’, obedeço se estiver em harmonia com o que Cristo, o inerrante, nos mandou.

    Ancião erra, cooperador erra, diácono erra, eu erro, Charles erra. Todos nós erramos. Cristo não.

    Obedecer cegamente ao que um falível homem diz tá mais pra catolicismo, não para genuína fé nas escrituras.

    Como os crentes de Beréia (Atos, 17:11), não devemos obedecer cegamente. Isso é uma nobreza, não porfia, não contenda. É virtude, não defeito.

    O que atrapalha nossa caminhada é a cegueira espiritual em seguir, sem nenhuma análise bíblica, homens falíveis.

    Sigamos Cristo. Sejamos imitadores de Paulo. Procuramos atingir a nobreza dos crentes bereianos.

    Na paz de Deus,

    Sempre.

  22. Discusssaõ, precisa de texto e contexto. Do que diz respeito. mais religião! existem muitas denominações pro intereço proprio, ou ganância; mas vou alem! Conheço a intensão de todas, a menos pior é a CCB… Ela está mas proxima da verdade: Em meu conhecimento Bíblico, ela me diz ago onde está certo ou errado. A paz de Deus. Não julgue para não seres julgado. O justo Juiz aina da não julgou ninguem, mais quem semeá vento colhe tempestade.Antes de julgar outrem olhe dentro de você mesmo e terás Sabedoria. O Senhor cuida de mim

  23. Queria responder ao irmão “Juliano” que infelizmente não tive a oportunidade que ele, nossos filhos e netos tem hoje, quanto a educação escolar, por isso peço que suporte minha “sandice”, e mostremos a verdadeira sabedoria, espiritualmente falando, no amor de Cristo…
    Espero com isso não ter cometido outra “sandice” rsrs…

    A paz de Deus.

  24. ola camarada com um conhecimento utopico como o seu eu abria uma igreja e salvaria todos os perdidos em vez de questionar porque todos os que nao estao contente com a doutrina te seguiria, so tome cuidado para nao ser como jeroboao que rastou dez tribos de israel mas a lampada ficou acesa no meio de duas

  25. Sou ancião na Congregação Cristã no Brasil e embora não concorde muito com o autor do site, pois devemos seguir as Escrituras, sempre defendi que as irmãs toquem na igreja, ocupem ministério administrativos e na minha região só chamo as irmãs da obra da piadade de diaconisas.

    Não é necessário abrir uma nova igreja, mas melhorar sempre a atual.

    Igreja nenhuma é perfeita. Cristo é.

  26. Taí gostei do ancião que resolveu se manifestar…

    Juliano, bloquei os comentários por isso mesmo, já estava cansado de ao abrir minha caixa de entrada só encontrar maldições, pragas, comentários sem concordância e outros em idiomas desconhecidos pelo mortais. Seriam comentários em línguas estranhas?

    Pois bem, de todos o que li, tem um que me chamou a atenção, da nossa irmã Aline, perai, Deus liberta a criança de um câncer, a mãe, levanta pra agradecer em uma rjm e por isso tiram a liberdade dela?

    Ah isso só pode ser coisa do João Kleber!

    Irmã Aline, me escreva, dasipe@ig.com.br

    Em Cristo,

    DSP

  27. Não sou desta igreja mas sofro muita descriminação por parte de varias pessoas que freguentam e se dizem filhos do senhor. navegando pela internet achei esse blog e senti vontade de escrever e dizer o quanto esta igreja já me prejudicou.Tambem acho que as mulheres são muito descriminadas pois só elas se vestem como marca registrada ão passar nas ruas todos sabem que religião é a delas enquanto os homens as pessoas só ficam sabendo se eles falarem.Tenho vosto senas absurdas nas praias elas vestidas na agua ou sentadas na areia enquanto seus maridos de sungas aproveitam bem o mar e inclusive olham para as outras mulheres.

  28. Olá irmã , eu também gostaria de deixar minha opinião

    A graça não é uma denominação com monopólio de Cristo,
    Segundo as escrituras sagradas ela não é uniforme ,mas sim “multiforme graça de Deus”,pois a biblia assim diz!!!
    Graça é quando Deus nos justifica de todos os nossos pecados sem cobrar nada a nós ,Cristo é quem paga com o preço de seu precioso sangue !
    Dessa forma se manifesta a misericordia de Deus
    Na lei o homem tinha que viver nos preceitos para ser justos por esforço próprio ,para Deus galardoar segundo a dívida e não a misericórdia!
    Israel não alcançou
    Mas para conseguir essa justificativa de Deus de “graça”, tem que crer em JESUS CRISTO!
    Somente pela fé em cristo é que pode alcançar essa justiça que é a GRAÇA ! (pois é dada de graça)

    E ela não vem eventualmente por revelação ,mas é descoberta pela pregação do evangelho :porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o “poder”de Deus para a salvação primeiramente dos Judeus e também do Grego, pois nele se descobre toda a justiça de Deus de fé em fé como está escrito que o justo viverá da fé (romanos 1)_

    • Você não falou nada das solteiras (risos). Brincadeira a parte, seus versículos iriam contra o próprio Francescon e a igreja CCB primitiva, que não só permitia que as mulheres pregassem na igreja, como a própria esposa de Francescon ensinava na escola dominical.

      Pois é, eles seriam excomungados e chocariam pessoas como você na CCB atual, pois segundo vocês, eles estariam passando por sima (sic) dos mandamentos do Senhor.

  29. A paz de Deus.
    Caros irmãos,
    Apesar de estar ainda engatinhando na CCB acredito que tudo pode se modernizar sem perder a essência, ou seja, a doutrina pode ser seguida, mas com modernidade.

    • O exclusivismo é tão grande que chega a atingir até as outras CCs no mundo….

      Nossos irmãos primitivos teólogos, nossos pontos doutrinários teológicos é tudo”imperfeito”… e nem se fala dos teólogos de hoje.

      O que vale é as alterações da igreja, deformá-la o máximo possível… a sua conversa é bem a de um reformista… nisso há muita semelhança.

      Se um dia a CCB instaurar o dízimo e pregar o sábado isso será “uma evolução”. Tudo pode entre os teólogos populares, o que não pode é Francescon e os primitivos terem parte com a igreja.

      Depois nós é que somos chamados de “modernistas”

      Há cooperadoras no Brasil e no mundo como escrevi no texto, não só de menores, e elas pregam sim em cultos oficiais.

      O que diferencia o que você faz de teologia? Poderia dizer o mesmo de você. Por acaso não recorre a um discurso teológico com trechos bíblicos e tudo? (risos)

      Mas a vitória virá sim de Deus, mas não seremos hereges quietistas e vamos agir para que ocorra…

      Em 2010 esperamos um “retrocesso” vindo por permissão de Deus.

  30. O Proximo
    Um dia, qdo Abraão estava sentado pela porta de sua tenda, esperando por estrangeiros para oferecer-lhes hospitalidade conhorme seu habito, reparou num velho que andava com a ajuda de uma bengala, curvado sob o peso de 100 anos. Abraão o recebeu bondosamente, lavou-lhe os pes, ofereceu- lhe jantar e pos-se a conversar com ele. Mas reparou que o homem não orou nem invocou a benção de DEUS sobre sua comida. Perguntou-lhe porque não adorava a DEUS. O velho respondeu que so adorava o fogo e não reconhecia outra divindade. Abraão ficou tão zangado que o expulsou de sua tenda, expondo o aos perigos da noite e do desconhecido.
    Logo em seguida DEUS chamou Abraão e indagou sobre o estrangeiro. Respondeu: ” JOGUEI-O FORA PORQUE NÃO TE ADORA” Respondeu DEUS: AGUENTEI ESSE HOMEM 100 ANOS EMBORA ME RENEGASSE E INSULTASSE, E TU NÃO O PUDESTE AGUENTAR POR UMA NOITE??? QUANDO NENHUM MAL TE FEZ??? Abraão foi então buscar o velho e ofereceu-lhe hospitalidade…

  31. Meus amados irmãos, se assim posso chamá-los, se ainda em vós habita o espírito de Cristo e se ainda repousa sobre as vossas cabeças a graça de Deus. Tomo a liberdade de postar minha humilde opinião a saber como diz as Escrituras “afastai-vos das contendas loucas” que nada traz de benefícios espirituais, mas apegai-vos ao que é excelente. E a excelência é Cristo reinando em vossos corações a saber que nem um mau e nem uma obra haverá que ficará oculto e impune no dia do Senhor. Servindo a Deus com zelo sem se importar com a conduta alheia, mas tendo um coração impune e reto diante de Deus.
    Me preocupa as consideraçõs de muitos, mas sabendo que já se cumprem as Escrituras, que muitos se apostariam da fé, e que de repente, meus irmãos até a ordem celestial muitos queiram mudar. Daqui à pouco dirão que Deus tem que mandar o anjo Serafim em vez do Gabriel e que o anjo que fica noite dia no santuário dizendo “Santo, Santo, Santo”, diga assobiando, sei lá, tocando. e outras coisas mais.
    Despertai-vos !!!, quando fomos chamados nesse caminho, o que nos importava se era a irmã ou irmão que tocava os instrumentos na casa de Deus, não foi a Palavra dita que converteu nossos corações e a certeza que Cristo reinava naquele lugar, e porque hoje o mesmo Senhor tenha mudado?
    De modo algum, oremos para que continuamos tendo liberdade de nos reunir e que a mesma Palavra que converteu nossos corações esteja livre dentro da Igreja de Cristo. Porque o Tempo de Ela ser tirada está próximo.
    Deus abenõe à todos.

  32. Sem tempo pra comentários agora mas, irmã Eliza, converter é diferente de convencer… e acho que você está falando de convencimento ao aceitar uma coisa “pré-moldada” sem nem saber o porque dela.
    Como escreveu o nosso amigo-irmão Paulinho, o pequeno, o prisioneiro, o careca, o cabeludo, o forte, o fraco, o santo, o pecador, o moço e o velho, aos nossos co-fraternos da grande Colossus, ainda que um anjo quisesse mostrar um evangelho diferente do dele, era maldito e não deveria ser aceito. Logo, se esse mesmo Pequeno (paráfrase com o significado de seu nome) era capaz de impor mãos e apresentar diaconisas, respeitar o ministério apostólico em par de igualdade ao seu vindo de uma MULHER (sim em maiúsculo, em respeito à todo desrespeito sofrido pelas mulheres ao longo dos anos ditos cristãos), impor mãos, aceitar profetisas em cultos, etc, etc, etc, o que tem a igreja hoje em dia que a torna maior do que o Apóstolo dos Gentis? E olha que nem comecei a falar do Mestre dos mestres, que trouxe as mulheres na maior consideração que um homem poderia dar em plena era onde os ditos “sábios” (gregos filósofos) as consideravam como escremento humano, abaixo até mesmo de escravos e animais.
    Caro fratello Charles, irmão seekeriano de longas datas, é com grande prazer que leio e aprovo cada linha desse maravilhoso texto, uma verdadeira aula de doutrinação inclusiva.
    DEUS que abençoe a todos com a Graça de JESUS em vossos corações.
    A Paz de DEUS

  33. Quem não está contente na CCB não é obrigado a continuar nela!!!!
    Procure outra igreja onde vc se sinta melhor ou se possível ABRA uma igreja, e quem sabe um dia essa igreja tenha a potência e a espiritualidade que tem a CCB.

  34. Não sei se vou responder no tocante ao assunto em questão, mas quero deixar essa mensagem:

    CONCIENTIZAÇÃO: E-mail circular para todo o Brasil e o Vaticano.
    Campanha da Fraternidade /Fraternidade e Segurança Pública. “A Paz é Fruto da Justiça” (Isaias 32, 17) /Essa mensagem faz parte da minha Campanha sobre a camisinha.
    Parece que as pessoas não querem entender mesmo, a Sagrada Escritura. Não se trata de usar ou não a camisinha. Já disse que não sou contra, mas que seja para maiores de 18 anos. A jovem sem camisinha já se entrega ao primeiro namorado, imagina com, A Igreja me proibiu de ser a favor para maiores de 18 anos. Alegou que é em hipótese alguma. Mas digo que seria um mal menor. Mesmo assim, após os 18, deixe que o interessado vai a procura e compre. O que não pode é distribuir a torto e a direito..
    Se o (a) maior de 18 anos comprar e usar é particular deles. Não envolve a Igreja nem a Comunidade. A Salvação ou a Condenação será individual de cada um (a). Aí você pode perguntar: porquê não camisinha a menores de 18? Essa pergunta não faz sentido, sexo é coisa de adulto e também da natureza e dos desígnios de Deus. Mas mesmo assim, abro uma exceção: se a jovem já se envolveu e já perdeu o hímen, “cabaço”, ou abstenha do sexo ou terá sim, que usar a camisinha, mas deixe que ela (e) compre e use.
    Fora dessas condições, é tudo ou nada. Salve-se quem puder. Se sair dessas regras e contrair AIDS, paciência, espere a morte. O que não pode é por causa de alguns que transgride a Lei de Deus, colocarmos toda a Humanidade em risco. Seria misturar o trigo com o joio. Violência gera violência. E conforme a lei de Deus, não se pode com um ato ilícito querer alcançar um resultado lícito. Seria a mesma coisa de vendermos drogas e fabricar escolas, igrejas… Se nós continuarmos distribuindo camisinhas, estamos incentivando o sexo a menor e sendo contra a virgindade, a castidade, a fidelidade… E sendo assim estaremos sendo os piores dos pedófilos. Não teremos nem autoridades para puni-los. E essa é a razão de aumentar os números de pedófilos. O sexo não pode ser VULNERÁVEL. Daqui a pouco, aquele pai, padrasto, primo, tio e até mesmo irmão que não é de boa índole, vai pensar assim: já que você vai perder a virgindade antes de casar, então eu sou o primeiro. E olha que já está acontecendo em? Um dia um desclassificado me disse: se nós quisermos uma virgem, tem que ser no ambiente da família.
    Sinceramente, se eu tivesse o entendimento que tenho hoje, ia estudar a vida desse elemento. Ele teria que se justificar com a Equipe do Disque Denúncia: Disque 100.
    A igreja tanto católica como protestante, referente à camisinha, tem que ter o maior cuidado para não cair naquele caso desculpa-me a expressão: “Se o estrupo é inevitável, relaxe e goze”. Esses palavreados não fazem meu gênero, mas vocês estão querendo me tirar do sério. Que Deus me perdoe, esse silêncio está subentendendo uma aceitação. O pênis e a vagina foram feitos para a procriação. Pênis encapado, vagina encoberta com látex ou pílula do dia-seguinte não gera vida, pois é abortiva! Informe-se sobre o método natural.
    Para maior conscientização, leia e medite os livros, capítulos e versículos a seguir:
    I Corintios Cap. 7 Vers. (1 – 40) / Mateus 6, 24 / Mateus 16, (18 – 19) e Lucas 10, 16.
    Pelo o amor de Deus, não vamos deixar a camisinha se tornar um complemento da moral.
    Para concluir, quero dizer o seguinte: se nós não interessar a mudar esse quadro, o demônio já está com livre acesso, você acreditando ou não. Que Deus nos abençoe e nos ajude a mudar esse quadro. Atenciosamente,
    Mariano. Rua Marechal Floriano, 765 / Bairro Dom Bosco / Corumbá-MS / Brasil CEP: 79 333 100. Visite meu Blog. Acesse no Google: dihitt.castidade.com.br Clique Meu dihitt

  35. Preto: acusação

    Vermelho Reposta

    1º) a bíblia é letra morta;

    A CCB nunca afirmou isto

    2º) a bíblia só tem vida na boca do ministério da CCB;

    A CCB nunca afirmou isto

    3º) a prática da “cabala” ensinamentos ocultos em listas exclusivas do ministério; está em negrito porquanto no meu entender, está nisso a origem da maioria dos erros doutrinários dessa seita;

    Não e’ oculto, e qualquer organização existem normas convencionadas para determinado segmentos.

    4º) Só na CCB há salvação;

    A CCB nunca afirmou isto

    5º) a CCB é a graça de Deus;

    Graça e’ o dom gratuito da salvação

    6º) a CCB é a única igreja verdadeira de Deus na terra;

    A CCB nunca afirmou isto

    7º) negação do estudo das Escrituras Sagradas;

    A CCB não proíbe os estudos bíblicos

    8º) negação do ministério de pastor;

    Pastor, Ancião, Bispo, Prebitero: a CCB reconhece a existência do ministro, não importa o nome

    9º) o uso do véu e do cabelo;

    Fazer o que. Se assim Deus deixou escrito (ICor. 11) resta-nos obedecer

    10º) é contra o sustento do obreiro;

    não, a CCB prove’ aos obreiros ajuda financeira através do caixa viagem e piedade. A CCB reconhece a necessidade do obreiro ter sua própria fonte de renda.

    Topo

    11º) não aceita o dízimo;

    O membro e’ livre para dar quanto sentir. O dizimo era uma pratica do judaísmo do Antigo Testamento. Em nenhuma parte da Bíblia diz para a Igreja Crista pratica-lo

    12º) a prática do alcoolismo;

    Alcoolismo existe em qualquer sociedade que haja álcool.

    13º) o templo é um lugar sagrado;

    não, mas todo lugar onde a Igreja de Cristo se reúne e’ tratado com respeito.

    14º) o crente não peca;

    Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca
    (1 João 5:18)

    15º) o adultério é o pecado de morte;

    Adultério E’ pecado

    16º) o adultério é a migração do crente para outra denominação evangélica;

    Nunca a CCB afirmou isto

    17º) visitar outra denominação evangélica é pecado de morte;

    Nunca a CCB afirmou isto

    18º) é pecado de morte se opor a CCB;

    Nunca a CCB afirmou isto

    19º) a alma é o sangue;

    Nunca a CCB afirmou isto

    20º) o Espírito de Deus só opera na CCB;

    Nunca a CCB afirmou isto

    Topo

    21º) as outras denominações são operadas por espíritos mundanos ou demoníacos;

    Nunca a CCB afirmou isto

    22º) a doutrina da transubstanciação na santa ceia;

    Cremos que o vinho e pão são SÍMBOLOS do sangue e corpo de Cristo

    23º) o batismo em nome de uma quaternidade;

    não, batiza-se em nome de Jesus Cristo (2o pessoa da Trindade) e em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (a trindade)

    24º) a controvérsia inventada pela CCB na fórmula: “te batizo” e “eu te batizo”,

    A CCB não criou controvérsia alguma.

    25º) só o batismo da CCB é correto;

    Nunca a CCB afirmou isto

    26º) o batismo salva;

    O batismo e’ sinal da regeneração em Jesus Cristo para aqueles que crêem

    27º) o batismo regenera;

    Leia resposta acima

    28º) a salvação por meio das obras;

    Cremos na justificação pela fé’. Artigo 5 dos pontos de Doutrina.

    29º) a purificação dos pecados pelas águas do batismo;

    Leia a resposta acima

    30º) o sono após a morte;

    A bíblia deixa a questão em aberto. Isto e’ adiaforia.

    Topo

    31º) rejeição da certeza da salvação;

    Cremos em uma viva esperança de vida eterna.

    32º) só é válida a oração de joelhos;

    não e’ verdade. Praticamos orações ajoelhados quando temos oportunidades

    33º) a prática do ósculo santo;

    Cumprimos este mandamento bíblico. Rm 16, 16

    34º) a única saudação válida é a da CCB- paz do Senhor x paz de Deus;

    Nunca a CCB afirmou isto

    35º) a proibição de mulher pregar nas igrejas;

    1Tim 2:11-14 e 1Co 14:34,35

    36º) a proibição da mulher exercer o ministério;

    Leia referencia acima

    37) a proibição da mulher tocar outros instrumentos além do órgão;

    Trata-se somente de uma pratica convencionada, não é uma doutrina

    38º) rejeição da pregação em lugares públicos;

    Nunca a CCB afirmou isto. Possuímos nossas praticas cultuais e somos ensinados a respeitar as praticas alheias.

    39º) a prática de buscar a palavra pregada e considera-la mais importante do que a Bíblia;

    A bíblia e’ a nossa unica fonte de fé’. Artigo 1

    40º) entendimento distorcido a respeito da lei;

    Você e’ um tanto vago, a respeito de que lei?

    Topo

    41º) a prática da manipulação e controle mental através de ensinos que levam a uma estrutura psicológica fechada;

    você parece ser leigo em psicologia.

    42º) a apostasia da igreja cristã através dos séculos e a restauração através da CCB;

    Nunca a CCB ensinou isto.

    43º) revelações outras fora da Bíblia;

    A própria bíblia afirma que Ele se revela na natureza, consciencia, revelacoes, sonhos, e profecias. Entretanto somente as Escrituras contem mensagem universal para a salvação do indivíduo

    44º) considerar as literaturas: “Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo, no século atual” e “Mensagens”, como mais importante que as Escrituras Sagradas;

    Nunca a CCB afirmou isto. Muitos membros nem possui os acima citados livretos, mas em quase toda sua totalidade possuem a bíblia

    45º) dogmatismo doutrinário em pontos, praticas, usos, costumes e liturgia secundárias e irrelevantes;

    E’ fácil dizer genericamente isto, você tem como especificar e provar por documentos oficiais da CCB?

    46º) tradição oral transmitida entre si e revelações outras com peso e autoridade maior que o ensino das Escrituras Sagradas;

    Nunca a CCB afirmou isto

    47º) a idolatria aos anciões;

    O culto a personalidade e’ presente em qualquer manifestação humana. A CCB não ensina isto

    48º) a proibição de ler literatura cristã;

    A CCB não proíbe a leitura de literatura cristã.

    49º) a proibição de casar com parceiros evangélicos de outras denominações;

    O membro e’ livre para fazer o que bem entende

    50º) membros do ministério estão proibidos de casar com mulheres viúvas ou divorciadas;

    A CCB não ensina isto.

    Topo

    51º) não comparecer a festas realizadas em templos de outras denominações;

    O membro tem liberdade de consciência

    52º) recusar alimentar-se em festas natalícias, festas de casamentos realizados em outras denominações; recusar alimentos fornecidos como presente nas festas de final de ano ou de páscoa;

    O membro tem liberdade de consciência

    53º) a prática do proselitismo, não pregar o evangelho, mas as heresias da CCB para outros crentes;

    A CCB condena o proselitismo

    54º) o ensino do beijo ritualístico chamado de “ósculo santo”;

    E’ Mandamento bíblico (você já’ repetiu este tópico antes em 33), e caso você não saiba português, osculo significa beijo.

    55º) interpretação extremista dos conceitos calvinistas;

    E’ errado ter uma posição teológica calvinista?

    56º) a prática do nepotismo, apresentada como revelação divina;

    Isto e’ um mal presente em qualquer organização humana

    57º) a prática da “gnose” em desprezo total às Escrituras Sagradas;

    A CCB não pratica o gnosticismo. Dentre as diversas idéias do gnosticismo existe por exemplo a afirmação que o Deus do Antigo Testamento não e’ o Pai de Jesus Cristo (Marcionismo), doutrina que alguns dos pseudo-reformadores da CCb crêem.

    58º) impor doutrinas sem admitir questionamentos;

    A CCB não impõe nada a ninguém, o membro tem livre escolha para fazer o quiser.

    59º) nestes dias atrás terminou mais uma assembléia dos servos do ministério da CCB, e foram produzidas novamente, duas listas de ensinamento, uma de conhecimento publico contendo banalidades e outra, secreta, destinada aos servos do ministério, o que e mais um desvio da pratica que a bíblia ensina. Em Atos 15, na primeira reunião ministerial, todas as decisões foram levadas ao conhecimento da igreja. Leia também Mt 28:19-20 e Jo 18:20-21

  36. MAS ORGANIZADA PORQUE APENAS SERVE A DEUS ,NÃO DISCUTE PONTO DOTRINARIO
    ,NÃO PERDE TEMPO COM RELIGIÕES JA QUE NA CCB E GRAÇA
    NAO E SEITA NEM RELIGIÃO, SEGUE A DOUTRINA DE DEUS SEM MUDAR NADA DA BIBLIA ,E ESTUDO BIBLICO FAZ SIM ATRAVVES DA GUIA DO ESPIRITO SANTO UNICO QUE TEM PODER PRA INTERPRETAR A BIBLIA E TAMBEM NOSSAS ALMAS PERDOANDO NOSSOS ERROS E PECADOS . DEUS UNICO DEUS SO ELE TEM PODER DE SALVAR E PERDOAR INCLUSIVE ESTA INTERFERENCIA DE VCS NA OBRA DE DEUS

  37. Pingback: Revolução Pacífica « Charles Fernando Gomes

  38. Maioria dos anciãos não pregam a palavra de Deus como se deveria pregar. Com imparcialidade. Qualquer texto bíblico, qualquer que seja, no começo é lido na integra, mas não hora de se fazer a esplanação do texto, eles começam a introduzir um apanhado de heresias as quais a exaltação denominacional e a desabonação das outras denominações, as chamadas seitas, é uma constante na maiorida dos sermões. Outra coisa que sempre é pregada é a rejeição dos desviados ou daqueles que pecaram, os quais recai uma condenação eterna sobre eles por que os tais teriam pecado o pecado sem perdão, o chamado adultério. Outra coisa constante nas pregações é levar os textos de forma distorcida para profetizar, sobre confirmação de viagem, casamentos, mortes, prosperidade, e causas impossíveis. Muitas vezes o sentido original do texto não é explicado. usando a bíblia apenas como um instrumentos virtual e não prático e material. (frequento os cultos desde criança) Os anciãos maioria das veses são eleitos por indicação e não por comprovado conhecimento bíblico. Daí, saí cada barbaridade do púlpito que a gente até abaixa a cabeça de vergonha das visitas que estão presentes, principalmente se forem de outras igrejas. LAMENTÁVEL MESMO! As veses tenho vergonha de dizer que pertenço a Congregação Cristã no Brasil.

  39. A todos nós falta conhecimento, dicernimento,sabedoria,e desejo sincero de presenciar neste tempo o poder de Deus manifesto real, sem pré-conceitos ou pré-certezas estabelecidas pela carne, pois A Palavra é espirito e vida para todo aquele que crê. Branco, negro amarelo, homem mulher, criança idoso.Se Deus nos chama soldados de Cristo, quem é o homem para querer impedir que uma serva de Deus saiba manejar a espada da verdade, pois se fui alistada para a batalha, devo em primeiro lugar aprender com o capitão a bem manejar as armas, sejam elas quais forem. Distorcido é o homem achar possuir o conhecimento do todo poderoso,que permitiu seu próprio filho morrer morte de cruz por toda humanidade, carregando sobre si nossos pecados, e considerar que por termos nascido pelo querer de Deus mulheres, temos em nós impedida a manifestação do seu espirito Santo da maneira que Ele quiser, seja nos dons musicais, nas revelações ou no poder da pregação. A obra é de Deus , o Sangue derramado é do grande amor de minha existência Jesus o Cristo, e um dia todos os irmãos indistintamente serão chamados de ESPOSA do Cordeiro.

  40. Outros:
    Corumbá-MS, 13 de maio de 2009.

    Solicitação de Informação:

    Senhores Diretores (as) de Escolas e Dirigentes de Igrejas de Corumbá e Ladário-MS, meus cumprimentos. Venho por meio deste mui respeitosamente solicitar uma informação: Aquela manifestação, aquela idéia anticristã de distribuir camisinhas em escolas, já está acontecendo? Está para acontecer? Ou foi abolida? Mas por favor, responda-me com franqueza, pois estou nos dias de gravar meu Dvd 3ª Edição e preciso de uma certeza concreta. Em visita a algumas escolas daqui de Corumbá-MS, me informam que não há distribuição de camisinhas, mas não sei se acredito ou não. Deus permita que isso não passa de um sonho ruim, um pesadelo e precisamos acordar, pois a camisinha é anticristã. Não que eu seja totalmente contra, mas que seja um ato individual, ou seja, adquirida comprada e não doada. A Igreja, os bispos e padres precisam fazer uma pesquisa minuciosa sobre esse assunto e conscientizar a sociedade brasileira que esse movimento não pode ser concretizado! Caso contrário, a Sua Santidade o Papa Bento XVI estará muito mal assessorado. Se o Senhor (a) Diretor (a), for católico (a), não é obrigado (a) a acatar essa determinação. Recorra à Lei Objeção da Consciência do Código dos Direito Canônicos: não se pode com um ato ilícito almejar uma posição lícita. Além domais, não podemos ser religiosos e ao mesmo tempo aceitar movimentos contrário à Lei de Deus! Maiores detalhes acesse no Google: Campanha anticamisinha. Desde já agradeço a compreensão! Aguardo resposta. Referente a esse texto, leia e medite: Mat 16, 13-19 e Mat 6, 24. Atenciosamente,

    Sgt Mariano. Tel: 67 3232-5064. Obs: sendo daqui de Corumbá, Ladário-MS e região, pode me ligar a cobrar. Grato!

  41. caros amigos por meio desta que venho escrever neste blog, para responder algumas questões que li anterior sobre as mulheres na ccb não pregar nem tocar. primeiro sobre pregar seria bom que volte a escritura sagrada em 1° timóteo cpitulo 2 verço 11 fala que a mulher aprenda em silencio com toda a sujeição. não permito, porem, que a mulher encine ,nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silencio. isto é , por causa da fraquesa que ja teve uma vez, o senhor conhecendo a mulher melhor doque nos ja determinou este mandamento. quem quiser obedecer obedece, quem não quiser não obedece. Não esquecendo que a obediensia au evanjelho de cristo que nos dara direito a vida eterna, 1° s. pedro capitulo 4 verço 17. veja tambem em 1° corintios capitulo 14 verço 34 em diante as mulheres estjam caladas nas igrejas; verço 37 fala bem claro, Se alguem cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do senhor. Portanto se você prefere continuar passando por sima dos mandamentos do senhor, que seja teu problema, mas não enduza os outros a fazer tambem como vc, esta bem amigo. Não pegamos a biblia de cabeça para baicho, e nem fasemos dela comércio para o sustento próprio, temos nossos trabalhos dignos, que é do suor do rosto comemos todos os dias de nossas vidas. antenciosamente me despeço, adeus…

  42. caro amigo charles, é com muinto praser que venho a escrever novamente neste blog, vejo que vc é uma pessoa bastante inteligente, em relatar sobre a pessoa de francescon e sua esposa, com relação em pregação na igreja, analise bem, de honde que ele veio, e o aperfeiçoamento da sãn doutrina, quanto tempo Deus levaria para aperfeiçoar novamente, e de quantos servos ele iria se usar para esse fim, ou esta usando ainda, como por exemplo, as irmãns tocarem no brasil. sera que esse poder esta na mão dos ancião? veja bem quando pilatos falou para o senhor jesus, manifesta, qué dizer se defenda, sabia que tenho poder para te prender ou te soltar? oque que o senhor respondeu? tu não teria esse poder se do alto não viéce. então amigo. a esposa dele encinava crianças, não tenho conhecimento diço ainda,mas veja bem, quando o apostolo escreveu que a mulher não poderia pregar ou seria falar ou encinar nas igrejas, a questãn éra naquele momento pregação em cultos oficiais com adultos ouvindo e se convertendo para se sauvarem as suas almas, seria responçabilidade total com a igreja que cristo comprou por preço alticimo. veja bem cada istória é uma istória, não podemos ler a biblia toda para achar um mandamento que não tem nada aver com o outro para desconciderar o primeiro. antes interpletar a istória que leu, baseada naquele momento. vejo pessoas fasendo teologia para enteder a escritura sagrada, nuca vai entender, porque a escritura é espiritual, só se decirne espiritualmente, e a teologia é estudo umãno, o que dice o apóstolo em sua pregação, a sabedoria umãna é terrena animal e diabólica, veja 1° corintios cap. 2 ver. 13 e cap. 3 ver. 19 e tem muinto mais é só procurar, esta bem amigos. que Deus vos abençoe…

  43. amigo charles gostei muinto da colocação de suas palavras, como disse antes vc é inteligente. mas sobre eu ser um reformista não sou de maneira alguma, sou ccb, e tenho muinto orgulho em ser, mas como vc viu eu não defendo placa de igreja, mas sim a doutrina apostolica cristãn, que por misericordia de Deus, encontrei somente na ccb, após ter passado por varias doutrinas qual não citarei os nómes, e depois de não crer em mais nada, sómente em Deus, e em jesus cristo, e na escritura sagrada, não tendo relijião nem uma mais, foi quando alguem me falou da sãn doutrina, deichada pelo o apóstolo s. paulo que foi ministro das igrejas de cristo, fui examinar se éra mesmo, ou se éra mais um tentando me enganar com biblia destorcida, então foi aí que eu examinei todas as regras que tinha la dentro, e se tambem estava essas regras nas escrituras sagradas sem destorcer como disse o apóstolo do senhor em 2° s. pedro cap.3 ver. 16 que diz. tórcem as escrituras para sua própria perdição. a mesma que o senhor acima de todas as cousas disendo, passaras o céus e a térra mas as minhas palavras não ão de passar, tambem dice, examinai as escrituras, nélas cuidais ter ter a vida etérna. como disse tambem em s. mateus cpi.7 ver. 24 diz, todo aquele que ouve estas minhas palavras e praticãm, veja bem e praticãm. eu assemelhá-lo-ei ao homem prudente que construiu sua casa na róxa, aí veioa tempestade que simbolisa final de todas as cousas não caiu. mas aqueles que escutam estas minhas palavras e não as cumprem, compara-lo-ei ao homem insensato, que construiu sua casa na areia e veio a tempestade sim. final do mundo, caiu e foi grande sua queda. veja bem, grande sua quéda. então meu querido amigo, nós procuramos faser exatamente confórme o senhor determinou, sem acrecentar nada, e sem diminuir nada. para que não venha cumprir em nós o que esta escrito em apocalipse cpi.22 ver.18 e 19. e quanto as igrejas que pertenci antes, digo eu aprendi muinto com eles, e não os descrimino de maneira alguma, porque são povo bom e morãm no meu coração, como vc também, não te conheço pessoalmente, mas admiro sua inteligencia. fica aqui meus agradecimentos a vc. e que Deus vos abençoe sempre. amigo:::::::::::::::;

  44. Amigos APDD! Li alguns trechos acima, sou da CCB a bastante anos,vi e estou vendo muitas mudanças, de vagar e sempre…Algumas concordo outras não!!! As vezes a CCB esta com um pensamento e derrepente muda, exemplo. Sempre ouvi pregar que em outras denominações passava a sacolinha,envelope e era uma pedilança de dinheiro…Antes ensinava na coleta, quando for dar coleta, dê na mão do porteiro, o dinheiro bem dobradinho, para que a mão direita não saiba o que dá a esquerda….hoje já colocou a caixinha, entao temos que dar a coleta na caixinha… tudo aquilo que chegamos a pregar aos que não conheciam a doutrina caiu por terra. Então, acredito que muita coisa ainda pode mudar na CCB, pois esta sendo um desgaste nacional com os jovens, que não firmam direito na igreja, por não poderem viajarem em um onibus acompanhado por um do ministério,por não ter um retiro espiritual, por não ter um estudo biblico, por não ter um incentivo na CCB. Tudo que os irmão ficam falando é que não pode isso,não pode aquilo, e não não e não. Porém não recompensa os jovens com outras coisas para poderem ocupar o tempo com os ensinamentos e as virtudes de Deus…Talvez, se deixassem Deus libertar as almas de suas fraquezas, tivessem mais união, teríamos mais irmãos e irmãs firmes em Deus. Um de nossos problemas é a gente evangelizar, assim que a alma batiza, é como se ela tivesse já salva… então deixamos ela caminhar sozinha, passamos a descuidar dela!!! E isso não pode acontecer! Se os irmãos tem a fraqueza de uzar calça,short,fumar,beber, não fazer a barba entre muitas outras fraquezas, quem deve libertar é Deus e não nós, que após estes terem batizados, nós começamos a julgá-lo, e quando a fraqueza cai sobre eles nós nem vamos buscá-lo alegando que ele conhece a verdade!!! O que isso tem haver com o que se fala neste debate!!! É que muitas das vezes nós da CCB, somos sim, exclusivistas!!! Por acharmos que somos os mais crentes, que somos o tal…Temos sim que ver mais longe, antes liderávamos no Brasil, como sendo a igreja que tinha o maior número de seguidores de Cristo (evangélicos), e hoje qual é a nossa situação, em um ano vemos vários irmãos deixando de congregar,de sentar ao nosso lado, e o que fazemos? Só olhamos!!! Por isso acho que temos que ter algumas mudanças, para ser uma organista, a irmã tem que estudar muito, as vezes fica muito dificil, as vezes se pudessem tocar algum outro instrumento na igreja, este ministério a seguraria dentro da igreja,se pudéssem ter outras funções dentro da igreja, poderia os nossos irmãos estarem aumentando, já que estaríamos todos, com o mesmo propósito, servindo a Deus, em sua essência, buscando almas para Deus e a conservando entre nós!!! Vemos muita coisa dentro da igreja, e o que nos faz ficar dentro desta doutrina é nossa fé em Deus, não podemos nos exemplificar em Ancião,Diácono,Cooperadores,ou seja no homem, mais sim em Deus!!! Temos que mudar sim, o nosso jeito de servir a Deus, não largando esta doutrina,mais, fortificando ela, com poucas e pequenas mudanças. Hoje, todos nós, a irmandade em geral vê que tem que ter algumas mudanças, só que todos nós ficamos sem jeito de falar, para não ficarmos marcados de inovadores ou desviados, só pelo motivo de acharmos, que tem sim que haver algumas poucas mudanças no nosso meio. Irmãos tentei mostrar um pouco o que penso e que já colhi de vários irmãos, e não só de uma cidade e sim de várias regiões…Que não podemos deixar os batizados e testemunhados ficarem espalhados na estrada, temos que nos ajuntar e fortificar, para que nenhum fique perdido. Temos que ter mais amor, não é só pregar este amor, e sim colocá-lo em pratica. Amados esperem que entendam o que penso, A CCB é a igreja que tem a doutrina mais próxima da bíblia que eu conheço, não a largarei nunca, porém vejo que necessita de pequenas mudanças. Aliás, porque a mulher pode ser evangelista, fazer visitas,limpar a igreja e não pode ter algumas liberdades lá dentro??? Nossas almas são iguais, no corpo físico temos nossas diferenças, ou será que quando formos escolhidos, Deus fará distinção entre homem e mulher???No culto tem que ter ordem, será que a mulher pode tirar a ordem de um culto, ou ela, é de pouca confiança que a gente não pode crer no que sai de sua boca??? Muita das vezes, vemos na igreja mais irmãs do que irmãos, e estas sempre parece ter mais confiança em Deus do que o homem??? Quem vai nos responder isso??? A todo momento quero parar de escrever… porém vai vindo assuntos para escrever, porém agora termino, com a PAZ DE DEUS A TODOS LEITORES> Amém

  45. APDD, Irmãos, sou recem batizado, conheci a CCB por meio de uma MULHER, e o que me levou a efetivamente congregar é o comportamento dela, comportamento este que todas as mulheres deveriam ter. Por isso acho que elas tem que ter os mesmos direitos, pois como disse EmersonD, quem tem de decidir se liberta ou não é Deus e não nós simples mortais. “Não julgue, para que não sejas julgado.”

  46. meu ridiculo isso … fazer um site pra provar o q é contra ou afavor da igreja …

    sem noção ….total..

    quero ver se na casa do charles se a mulher dele crita mais alto se ele não briga com ela.?? acho q igualdade sim mais respeito é outra coisa.

  47. APDD À TODOS. Queridos, fico a me perguntar se essa conversação poderá resultar em aprendizado e edificação , mas me perdoem não consigo me calar diante de tudo que li, ou das indagações elaboradas pelo irmão Emerson , indagações estas que as torno minhas juntamente.Sempre foi colocado sobre nós mulheres um peso dificil de carregar, muitas vezes querem que nos sintamos impuras por tanto sem direito de pregar ou louvar a Deus com toda inteiresa de alma por um pecado cometido por Eva. Creio que se formos analisar a fundo a história , ainda somos vitimas até o dia de hoje de um Adão (carne manifesta) que colocou a culpa em DEUS dizendo ” a mulher q TU ME DESTE me enganou …”, na verdade a BIBLIA é a verdadeira guia de nossa conduta e fé , porém somos agraciados com a guia do espirito Santo de Deus, DEUS havia falado ao homem sobre o não comer do fruto, por sua vez ele repassou à mulher o ensinamento e não soube usar de inteireza de alma para resistir a ela e não pecar. Será que temos que ficar sómente apegados a letra, não é ela que mata , não é o espirito que vivifica, DEUS é perfeito , eterno, imenso e seus pensamentos são muito mais altos que os nossos pensamentos.Estaria Deus limitados a um punhado de escritos, Na mesma biblia temos relatos de crimes adultérios, mentiras, brigas e guerras, tudo permissão de DEUS , e não seria também para tirarmos experiências e nos aperfeiçoar-mos no tempo que se chama HOJE em melhor fazer-mos o SEU querer e sua vontade? Estamos buscando a promessa de eternidade, mas ainda perdemos tempo precioso com discussões se é licito as mulheres tocarem pregarem SERVIREM a DEUS sem distinção? Vou perguntar aos entendidos, pois ao contrário de muitos não tenho entendimento, na terra que nos está prometida haverá separação??? As mulheres entrarão por uma porta e os homens por outra??? Não estou contestando o costume da igreja q compreendo perfeitamente e concordo plenamente por entender pelo espirito porque assim foi determinado. Mas lembrem-se q é pregado a únidade a comunhão e a não distinção ,mas na prática sinto q o Ministério está tentando manter costumes q precisam acabar para o verdadeiro aperfeiçoamento da obra iniciada. O homem é aperfeiçoado de LUZ em LUZ. A tempo me sinto tocada a mencionar outra parte q a tempos vem sendo a mim despertado pelo espirito, ATÉ QUANDO USAREMOS O VINHO NA SANTA CEIA, pois tenho certeza q DEUS já tenha mostrado a muitos do ministério q é tempo de parar com o uso de bebida acoólica e não está sendo atendido. Irmãos creio q é tempo de começar-mos a nos aplicar-mos mais em oração para q o ministério cresça em força para atender o mandado do espirito e acabar com esse costume totalmente desnecessário. Perdoem-me … Deus abençõe

    • caro irmao a PdDeus mas se Paulo diz q a igreja d corinto estava celebrando a ceia incorreta,porque uns tomava d+,e embebedava,tiramos a conclusao q e vinho!… porque suco nao embriaga…

  48. APDD Irmãos.
    Meus caros e honrados Irmãos, acredito que Deus deu a todos nós o Livre Arbítrio, cada um escolhe aquilo em que quer acreditar, portanto, quem somos nós, simples mortais, para discutir este assunto tão delicado.
    O que sei e aceito como verdade é que todos os seres humanos tem igual tratamento perante Deus e seu Filho Jesus Cristo, seja homem ou mulher. Só lembrando que as mulheres são aquelas que nos concebem e nos dão a educação e orientação.
    Mais uma coisa irmãos, e esta também é muito séria, vamos parar de maltratar a Lingua Portuguesa, se os Irmãos notarem na Bíblia ela é correta e com pontuação acertada. Temos que seguir o que esta escrito, então quanto mais acertada for a escrita mais credibilidade ela terá.
    APDD.

  49. Quanta baboseira li por aqui, creio que é falta de serviço, quem tem o que fazer não escreve asneiras, vão lavar louças e deixa as roupas sujas para cada denominação cuidar.

    Ser crente assim prefiro ser macumbeiro.

  50. Eu estava lendo seu site, mas parece que eu vi escrito “pistão”. Creio que você queria escrever trompete. Porque pistão é aquilo que vai no motor do carro… Primeiro estude, procure saber e depois comente.

    Vai pro inferno filho da puta. Eu te encontro lá filho de uma vaca…

  51. vc ta bom de clamar a Deus e saiba q Deus cobra tudo q se faz na terra…vc fala fala e se embanana todo se toca cara Deus mabda levar é paz naum contenda.pq naum abre uma igreja pra vc?e faça o q quiser com ela?agora vem pra car com recado do diabo…. vigia querido……ha vc naum saber lÊ a biblia e uma coisa cuidado q ta escrito bem claro”q naum deve acresentar palavras na biblia,”……….clama a Deua q poderoso é ele pra te perdooa…..pq vc se importa tanto com mulher pregando?vc naum é homem tem suas oportunidade eu sou mulher é me sinto bem do geito q estou seja feita a vontade de Deus eu so quero ir pro céu isso q vc deveria ta correndo atras da sua salvaçao……..Querido Carlos Real, Deus dotou o homem de livre arbitrio para que cada um escolha como quer passar a ETERNIDADE, pelo visto você já fez sua escolha. Seja feita sua vontade 2.

  52. Tito 2
    Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.

    Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;

    As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

    Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

    A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de DEUS “não seja” BLASFEMADA.

  53. Nas igrejas.”Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja” (1 Coríntios 14:33-35). As mulheres não devem falar na igreja! O tipo de fala que é mencionado nesse contexto é dirigir-se a toda a congregação, tal como é feito por alguém que está dirigindo alguma parte do culto. Paulo não se refere ao cantar junto com toda a igreja, e não se refere às ordens sussurradas a uma criança. Ele também não se refere a uma situação de estudo da Bíblia, do qual participe talvez somente uma certa parte da igreja (note 1 Coríntios 14:23). Mas no culto da congregação, as mulheres não devem falar dirigindo-se ao grupo, nem mesmo para fazer uma pergunta. Mulheres que pregam ou dão testemunho nos cultos de adoração nas igrejas simplesmente desobedecem o mandamento de Deus e devem notar os versículos que se seguem a esse mandamento: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado” (1 Coríntios 14:37-38).

  54. Na verdade o que seria mais importante para as Mulheres…
    A igualdade de direitos, entretantos, etcs…
    ou,
    Entrar no Céu?!
    Pôh meu..
    Particularmente entendo que o DireitO de entrar no Céu pelas portas não tem discriminação!!
    Nem de cor, raça, tamanho e muito menos de sexo”
    (essa última palavra nem existe na Bíblia!)

  55. Falem o que quiserem… a CCB não para de crescer, e os milagres não param de acontecer mediante as palavras que Deus tem mandado na Congregação. Outrossim, a igreja não salva, mas a doutrina não deve ser moldada para agradar as pessoas…goste quem gostar, a palavra de Deus é para salvar a alma e não a carne. Já andei viu…mas a doutrina pura vi na CCB. Agora eu sai de lá…NUNCA!!!

  56. A paz de Deus a todos!

    sei que cada um tem sua opinião mas talvez servindo a Deus e deixando que Deus Trabalhe no coração de cada um da forma que ele acha correto.Pois tudo é permissão de Deus quem define o que é certo e errado é o proprio criador.não devemos criticar a doutrina pois a doutrina de Deus permanece a mesma ontem hoje e eternamente.pois somos apenas instrumentos nas mãos de Deus.

  57. Estou quase acreditando que tudo isto que falaram acima é verdadeiro. Na prática não é nada disso. Este povo é um povo muinto hostíl e sem educação. Que o diga Jorge Couri. Aliás, o pessoal do Brás está de parabens. É de lá que sai tudo. Bando de malucos que vive uma doutrina do século passado.Que Deus abra seus olhos.

  58. Olá amiga,te convido para assistir um culto na ccb,e ver o q Deus tem a falar com tua alma q é preciosa para DEUS,as irmaes vao para praia vestida por que conhecem a palavra e tem temor de deus,quanto aos esposos ficarem de sunga e olhando para as mulheres de biquine,eles tambem conhecem a palavra,eatao é probrema deles,mais te convido vem congregar um dia conosco sera um prazer te receber.abraços

  59. Conheci um Paator da CCB conhecido como FaLSÃO, ELE coGIA TESTEMUNHA, FABRICAVA PROVAS PARA PREJUDICAR OS OUTROS E TAMBÉM PARA DEFENDER SEUS ENTES QUERIDOS. AFINAL COMO PODE PEMITIR Q UM MONSTRO DESSE CHEGUE AO MÁXIMO NA IGREJA CONHECIDO COMO ANCIÃO SE É UM CARA DE PAU BANDIDO

  60. Uma coisa eu tenho certeza: Nunca iremos ser unânimes, em tudo neste mundo; pois sempre haverá, quem discórde de quaisquer medidas que sejam tomadas, por mais plausíveis que estas sejam, quer humana, política ou religiosa; principalmente entre os formadores de opinião…
    Já dizia alguém: “Toda a unanimidade é burra…!”; mas, e quanto à nossa vida em Cristo?; não temos que ser unânimes?; Ato. 2:46; Rom. 12:16…
    Olhemos a nossa volta, e vejamos, o que a falta de “união sincera”, tem causado ao universo, dito “Cristão?”…; será que é isto que queremos?

    Grato!

  61. pdd irmãn rosa. é com muinto respeito e sinceridade que venho a responder a opinião da irmãn, pois é facil demais, esta cheio de igrejas poraí, que fas oque a irmãn esta procurando, quando o senhor jesus estava a pregar o evangélho, ele não obrigou ninguém a seguir ele, ele falou assim, aquele que quisér vim após mim, négue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e sigame. então a irmãn ve, que não esta sendo obrigada a faser nada disso, a irmãn faz se quer, se não quer faser o problema é da irmãn com Deus. porque Deus, não é Deus de duas palavras, ele exaltou sua palavra assima de todas as cousas, e dice, passaras o céu e a terra, mas minhas palavras não ão de passar.

  62. Caro irmão José Machado apdD. Sinto imensamente suas palavras, e ao mesmo tempo fico feliz, pois se mereci sua atenção é porque minhas indagações não são tão tolas assim. Pois bem, existem muitas igrejas por ai como o caro irmão disse porém, estreito é o caminhop que conduz à vida eterna.Tão estreito que é até dificil de aceitar-mos não é mesmo? Jesus disse que Ele é o caminho a verdade e a vida, e que ninguém chegaria ao Pai se não fosse através D’ele.Creio que o tempo é chegado de nos tornar-mos mais espirituais, buscar-mos mais a santidade e igualdade para servir a Deus em espirito e em verdade. Não é tempo de discutir-mos rudimentos da Fé, por si só a palavra já se explica: RUDIMENTOS, principio inicio, tudo que é iniciado é trabalhado para que se chegue no final, não como começou, mas aprimorado, acabado .Não há em nós capacidade para trabalharmos de mãos dadas, sem divisões ideológicas ? Não é a guia do Espirito q buscamos? Ou seremos dominados pelos pregadores dos rudimentos da fé? Ainda necessita disto? Graças a Deus temos toda a liberdade para buscar o conhecimento que só o Todo poderoso pode dar. Deus abençõe.

  63. Querido Carlos Real, Deus dotou o homem de livre arbitrio para que cada um escolha como quer passar a ETERNIDADE, pelo visto você já fez sua escolha. Seja feita sua vontade.

  64. Vc disse: “a Bíblia não relata diaconisas”

    Corrigindo: A sua Biblia em Portugues nao usa a traducao correta para a passagem de Romanos 16.

    Creio que saiba que o novo testamento foi escrito em Grego…da um google nessa passagem em Grego e veras.

    Procure as Biblias usadas na Congregacao Crista da Espanha, da Italia e da Franca, nas tres encontrara a palavra DIACONISA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s